Mapa mostra onde ficava sua cidade 750 milhões de anos atrás

Você já imaginou como era o pedaço de terra onde hoje fica o Brasil antes da separação dos continentes?

Agora você pode ver como o planeta Terra era milhões de anos atrás, graças a um mapa interativo que permite viajar no tempo.

O mapa, construído pelo ex-engenheiro do Google Ian Webster, permite que os usuários tenham uma visão de como o planeta era há 750 milhões de anos, quando a primeira vida multicelular apareceu, em vários pontos-chave da história da Terra.

Um menu no topo da tela leva as pessoas a qualquer período geológico — como a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos até o aparecimento dos primeiros hominídeos (a família dos primatas que inclui humanos e nossos ancestrais fósseis) 35 milhões de anos depois.

Resumos de cada período revelam o que estava acontecendo em diferentes estágios, como o período Triássico Superior, 200 milhões de anos atrás, ou o período Cambriano Inferior, 540 milhões de anos atrás.

Também é possível ver a formação da Pangea, cerca de 280 milhões de anos atrás, quando toda a massa de terra do planeta estava agrupada como um único supercontinente cercado por um único oceano.

Há também um segundo menu que permite aos usuários pular para um evento particularmente significativo na história geológica da Terra, como a formação dos primeiros recifes de coral ou quando as primeiras flores começaram a surgir.

Você já leu todo conteúdo gratuito deste mês.

Assine e tenha o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Já é assinante? Entre aqui.

Deseja assinar e ter acesso ilimitado?

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.