Insetos são mais inteligentes do que se pensava, diz cientista

Estudo avaliou a forma como esses animais calculam a velocidade de objetos em movimento

São Paulo - Uma pesquisa realizada na Universidade de Adelaide, na Austrália, revela que o cérebro de insetos, embora tenha o tamanho da cabeça de um alfinete, é capaz de grandes proezas. No estudo, pela primeira vez foi avaliada a forma como esses animais calculam a velocidade de objetos em movimento, e o resultado mostrou que essa capacidade, nos insetos, é igual a de outros animais, inclusive do homem.

"Sabíamos que os insetos podiam estimar a direção de objetos em movimento, mas até agora não se tinha conhecimento de que eles podem estimar a velocidade", disse David O'Caroll, do Departamento de Disciplina de Fisiologia da universidade. Segundo ele, os insetos levam em consideração padrões de luz de contextos diferentes, como uma manhã de nevoeiro ou um dia ensolarado, e as células de seu cérebro se adaptam a essas condições. Ele ressalta que essa capacidade funciona apenas em ambientes naturais.

"Este mecanismo no cérebro lhes permite distinguir objetos em movimento em uma grande variedade de ambientes". A pesquisa do grupo, na verdade, busca descobrir como o cérebro compreende o mundo a partir dos olhos, mas usa o sistema visual de insetos como modelo. "Insetos são ideais para nosso trabalho porque o sistema visual deles corresponde a 30% de toda sua massa, muito mais do que a maioria dos outros animais", afirmou O'Caroll.

Segundo a universidade, a equipe colabora com a indústria para desenvolver olhos artificiais para robô, simulando a visão humana e de insetos.
 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.