Impressora 3D será novo "brinquedinho" de astronautas da ISS

Ideia da NASA é usar impressora 3D para repor peças que quebram no espaço

São Paulo - A NASA vai enviar uma impressora 3D para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no próximo dia 19. A informação foi publicada hoje pela Nature, importante publicação da área de Ciência.

Segundo a Nature, a primeira impressora 3D a ser enviada ao espaço foi fabricada pela empresa Made in Space, da Califórnia. Do tamanho de um forno de micro-ondas, ela é capaz de moldar objetos de plástico com temperaturas que variam entre 225 e 250 graus celsius. Para isso, a máquina pode demorar entre 20 minutos e duas horas.

O objetivo de enviar uma impressora 3D ao espaço é simples. A NASA quer usar o aparelho para fabricar peças e outros objetos na ISS, eliminando assim a necessidade de enviá-los da Terra. 

"Se você tem hoje 300 diferentes coisas que podem quebrar na sua espaçonave, você não precisaria necessariamente levar 300 peças de reposição", explicou à Nature Dwayne Day, representante do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA.

Porém, muitos desafios estão envolvidos no envio da impressoa ao espaço. Em testes, a Made in Space verificou que a ausência de gravidade muda a espessura dos materiais e a forma como a temperatura varia neles. 

Esses fenômenos afetariam diretamente a produção de objetos pela impressora 3D e devem ser acompanhados pelos astronautas no espaço. Aprimoramentos com base nessas observações devem ser implantados numa segunda impressora 3D, a ser enviada ao espaço no ano que vem. 

"Indepedentede de funcionar fantasticamente ou não, nós vamos aprender coisas que serão usadas no design das máquinas do futuro", afirmou à Nature Michael Snyder, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Made in Space. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.