Sally Ride, 1ª americana no espaço, é homenageada no Google
O Google fez cinco doodles animados sobre a vida de Sally Ride como cientista, astronauta e educadora
Modo escuro
Doodle: as animações relatam a carreira profissional de Sally Ride (Divulgação/Google)
Publicado em 26 de maio de 2015, 14h13.
São Paulo – No dia 18 de junho de 1983, Sally Ride tornou-se a primeira mulher do ocidente a ir ao espaço. Nesta terça-feira, o Google lançou uma versão animada de seu logotipo, o Doodle, em homenagem ao 64º aniversário da astronauta.
As cinco animações relatam as realizações de Sally. Além de ter sido astronauta, ela atuou como educadora, encorajando meninos – mas principalmente meninas – a estudarem nas áreas da ciência, matemática, tecnologia e engenharia.
Sally nasceu em 26 de maio de 1951, em Los Angeles. Em 1977, quando estava terminando seu doutorado em física na Universidade de Stanford, ela descobriu que a Nasa estava contratando astronautas mulheres pela primeira vez.
Seis anos depois, Sally entrou para a história como a primeira mulher do ocidente a ir ao espaço. Antes dela, as cosmonautas Valentina Tereshkova e Svetlana Savitskaya tinham feito a mesma viagem pela União Soviética.
Com o fim de sua vida como astronauta, Sally tornou-se ambientalista e professora de física na Universidade da Califórnia. Como educadora, ela percebeu que muitos jovens, especialmente mulheres, estavam abandonando a ideia de estudar ciências.
Devido à sua preocupação com o futuro da ciência e dos jovens, Sally e três amigos fundaram a Sally Ride Ciência em 2001. A fundação desenvolve programas e publicações para mostrar a meninos e meninas que a ciência é fascinante e criativa.
De acordo com Tam O'Shaughnessy, amiga e parceira de Sally na organização, o Doodle expressa o quão divertida, aventureira e inspiradora Sally era. Talvez esse Doodle motive alguma menina ou menino em algum lugar do mundo a se tornar um cientista como ela, disse Tam em um artigo para o Google.
A astronauta faleceu no dia 23 de julho de 2012, de câncer no pâncreas. Ao longo de sua vida, Sally ganhou muitos prêmios, incluindo a Medalha Viagem Espacial da Nasa e o prêmio Theodore Roosevelt da NCAA. Ela foi postumamente condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2013.
O Google fez um vídeo sobre a produção do Doodle e a história de Sally Ride. A narração é feita por Olivia Huynh, artista que criou o Doodle, e Tam O’Shaughnessy. Veja o vídeo abaixo (em inglês).
https://youtube.com/watch?v=AvfpnyRW8Io%3Frel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0