Ciência
Acompanhe:

Google homenageia primeira viagem ao espaço

O Google alterou seu logotipo, hoje, para comemorar os 50 anos da primeira viagem espacial, realizada pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin

O cosmonauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a entrar em órbita ao redor da Terra (Reprodução)

O cosmonauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a entrar em órbita ao redor da Terra (Reprodução)

V
Vinicius Aguiari

7 de setembro de 2011, 13h29

São Paulo — O Doodle, como é conhecido o logo do Google exibido em seu site de buscas, homenageia hoje os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço. A imagem mostra um astronauta e um foguete sendo lançado.

No dia 12 de Abril de 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a chegar ao espaço. Na época com 27 anos, ele orbitou o planeta a bordo da nave Vostock I durante 108 minutos, a 300 km do solo. Gagarin foi o primeiro homem a perceber que a Terra, vista do espaço, é azul. 

No auge da Guerra Fria, a União Soviética vencia, assim, uma importante batalha na corrida espacial. Somente um ano depois, os Estados Unidos conseguiram colocar um astronauta em órbita.

Durante o voo, Gagarin foi proibido de operar a nave, pois os efeitos da ausência de gravidade só haviam sido testados em animais. A missão foi controlada à distância, por equipes em terra. O astronauta possuía apenas uma chave a ser acionada em caso de emergência. Gagarin morreu  num acidente aéreo aos 34 anos.