Gnomo viaja pelo mundo para testar a gravidade

O objetivo da experiência é demonstrar que a gravidade terrestre não é exercida com a mesma intensidade em todo o globo

São Paulo - Kern, um anão de jardim da The Gnome Experiment, viaja pelo mundo com o objetivo de medir a velocidade em todos os cantos do planeta.

Para isso, em cada lugar que Kern chega, o colocam na balança e tiram fotos. O objetivo da experiência é demonstrar que a gravidade terrestre não é exercida com a mesma intensidade em todo o globo terrestre.

Até agora, Kern já visitou Lima, Mumbai, Cidade do México, Durban, São Francisco, Nova Caledônia (no sudoeste do Oceano Pacífico), Sydney e o Pólo Sul. O anão pesava 307,56 gramas quando passou por Mumbai, na Índia. Quando passou pela Antártica, a balança acusou 309,82 gramas. Portanto, qualquer pessoa pesaria mais no Polo Sul do que em qualquer outro lugar do planeta.

Essa diferença de peso acontece porque a terra é achatada nos polos. Por isso, os corpos pesam até 0,5% a mais ou a menos de acordo com o local da superfície terrestre onde a pessoa está.

The Gnome Experiment é um projeto financiado pela Kern & Sohn, um fabricante alemão de pesos de precisão, que queria fazer publicidade de seus produtos. Para isso, a empresa teve a ideia de viajar com o anão e ainda faz experimentos importantes para a física.

Em breve, Kern chegará a Snolab, um centro canadense consagrado no estudo de partículas. O centro está a dois quilômetros abaixo da superfície da Terra, o que faz dele o laboratório mais profundo do mundo. Depois, ele visitará o LHC (Grande Colisor de Hádrons), o maior acelerador de partículas do planeta, no CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.