Games beneficiam concentração, diz estudo

O estudo, divulgado no site Science Daily, utilizou cinco pessoas que não jogavam anteriormente e começaram a dedicar uma hora por dia à atividade durante um mês

São Paulo - Jogar uma hora de games por dia pode ajudar as pessoas a melhorar sua concentração, adquirir capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente e ainda aumentar sua memória espacial.

É o que indica um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, sobre o impacto dos jogos eletrônicos sobre a capacidade cognitiva dos jogadores.

O estudo, divulgado no site Science Daily, utilizou cinco pessoas que não jogavam anteriormente e começaram a dedicar uma hora por dia à atividade durante um mês. Entre os títulos jogados no experimento, estavam puzzles e games de ação/aventura.

Ao fim do período de observação, os pesquisadores Adam Chie-Ming Oei e Michael Donald Patterson conseguiram identificar um aumento na cognição em todos os participantes. Os que jogaram puzzles aumentaram sua capacidade de identificação e busca visual enquanto os que tiveram contato com jogos de ação aumentaram consideravelmente sua concentração e atenção a múltiplas tarefas.

O site Destructoid releva que enquanto o papel dos games de ação no aumento da coordenação entre visão e ação já tinha sido abordado em outros estudos, este seria o primeiro a testar diferentes gêneros de jogo de uma vez só.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.