Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Finalmente, os exoplanetas vão poder ter nomes mais legais

União Astronômica Internacional anuncia concurso que vai permitir que qualquer pessoa participe da escolha do nome de 305 exoplanetas

Modo escuro


	Exoplanetas: "A intenção é que milhões de pessoas ao redor do mundo estejam aptas a participar"
 (AFP)

Exoplanetas: "A intenção é que milhões de pessoas ao redor do mundo estejam aptas a participar" (AFP)

S
Saulo Pereira Guimarães

Publicado em 11 de julho de 2014 às, 13h15.

São Paulo - A IAU (sigla em inglês para União Astronômica Internacional) anunciou, nesta semana, as regras do concurso que vai permitir, pela primeira vez em quase um século, que qualquer pessoa participe da escolha de nomes oficiais para exoplanetas.

Segundo a entidade, a iniciativa surge "em resposta ao crescente interesse público em fazer parte das descobertas da astronomia". Ao todo, 305 astros de 260 sistemas descobertos até 2009 participarão da iniciativa.

"A intenção é que milhões de pessoas ao redor do mundo estejam aptas a participar na votação", afirmou a IAU em seu site - onde publicou as regras do concurso.

Concurso

De acordo com a IAU, clubes e outras organizações dedicadas à astronomia vão poder participar da primeira fase do concurso - que vai acontecer de outubro a dezembro deste ano.

Essas entidades deverão fazer uma lista com 20 a 30 exoplanetas para os quais pretendem elaborar uma sugestão de nome. Dois meses depois, elas devem enviar as propostas à IAU – cada uma acompanhada de sua respectiva justificativa.

Não serão aceitos nomes com mais de 16 caracteres nem que pertençam a pessoa viva ou animal. Nomes que aludam a marcas ou atividades comerciais, políticas, militares ou religiosas também estão vetados.

O início da votação online aberta ao público está previsto para março do ano que vem. Em agosto, num congresso a ser realizado nos EUA, a IAU deve divulgar os nomes escolhidos.

IAU

Criada em 1919, a IAU é o órgão internacional responsável pela nomeação oficial dos astros. Em geral, a organização faz isso levando em conta aspectos como o nome da estrela mais próxima (no caso dos planetas) e do telescópio que descobriu o corpo celeste em questão.

Porém, nas duas últimas décadas, a descoberta cada vez mais frequente de exoplanetas passou a gerar, na opinião pública, o interesse em participar do processo de escolha de nomes dos objetos que existem no espaço.

Um exemplo disso é um caso do exoplaneta 106906b. Fãs de Doctor Who pleiteavam o direito de batizá-lo Gallifrey, numa alusão à série de TV.

"As pessoas têm nomeado objetos celestes por milênios, muito antes que qualquer sistema científico de nomes existisse", afirma a própria IAU - que tenta, com a iniciativa divulgada nesta semana, resolver o problema.

Últimas Notícias

ver mais
Nasa exibirá pouso com primeira amostra de asteroide coletada no espaço
Ciência

Nasa exibirá pouso com primeira amostra de asteroide coletada no espaço

Há 10 horas
Cientistas descobrem exoplaneta maior que Jupiter em sistema com apenas três estrelas
Ciência

Cientistas descobrem exoplaneta maior que Jupiter em sistema com apenas três estrelas

Há um dia
Meia velha, lingerie usada, roupa antiga saiba onde descartar corretamente em São Paulo
Ciência

Meia velha, lingerie usada, roupa antiga saiba onde descartar corretamente em São Paulo

Há um dia
Clarão misterioso é flagrado em Júpiter por astrônomo amador; veja vídeo
Ciência

Clarão misterioso é flagrado em Júpiter por astrônomo amador; veja vídeo

Há 2 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais