Enxaqueca? Você pode ficar livre com uma pequena cirurgia

Médicos da Universidade de Parma, na Itália, revelaram a descoberta de um procedimento cirúrgico que pode eliminar as dores de cabeça

São Paulo – Um estudo publicado no Jornal de Cirurgia Craniofacial revelou um procedimento que pode melhorar a vida de 10% da população mundial. Pesquisadores da Universidade de Parma, na Itália, descobriram um novo método cirúrgico que elimina os sintomas da enxaqueca em 90% dos pacientes.

A enxaqueca é uma dor relacionada à compressão de nervos na cabeça. Para liberar essa pressão, os médicos italianos fizeram pequenos cortes em músculos localizados na região frontal ou na parte occipital do cérebro.

O procedimento precisa apenas de uma anestesia local para fazer um corte, de poucos centímetros, no couro cabeludo. Segundo o estudo, a cirurgia dura cerca de duas horas e os pacientes são liberados após uma noite de descanso.

Participaram do estudo 43 homens e mulheres, entre 18 e 75 anos. Todos eles tinham mais de 15 enxaquecas ou dores de cabeça crônicas diárias. A pesquisa colheu dados desses pacientes durantes os anos de 2011 e 2013.

Dos 43 indivíduos, 15 foram monitorados durante esses dois anos. Desses, 14 (93,3%) relataram uma resposta positiva para a cirurgia. Cinco deles (33,3%) não tiveram mais enxaquecas. Além disso, nove (60%) sentiram uma redução de pelo menos 50% na intensidade ou frequência da dor. Apenas um (6%) não notou qualquer alteração.

A enxaqueca, segundo a OMS, atinge 10% da população de todo o planeta. No entanto, a doença é três vezes mais comum em mulheres, devido alterações hormonais e o uso de anticoncepcionais. Caracterizada por um dor constante e forte, acompanhada de náuseas, uma crise de enxaqueca pode durar entre 4 a 72 horas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.