- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Entenda a polêmica do vestido que enlouqueceu a internet
O vestido é azul e preto. Mas, para muitas pessoas, ele parece ser branco e dourado. Por que?
Modo escuro
Ilusão: quando clareamos a foto (a original está no centro) o vestido parece ser branco e dourado (Montagem de EXAME.com com foto publicada no Tumblr por Swiked/Exame)
Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às, 12h38.
São Paulo -- De que cor é este vestido? Branco e dourado? Ou azul e preto? A pergunta percorreu as redes sociais, repercutiu nos sites de notícias e agitou milhões de internautas do mundo inteiro na noite de quinta-feira e na madrugada de sexta.
O vestido, fotografado numa festa de casamento, é azul e preto. Mas muitas pessoas que viram a foto no Tumblr (onde foi publicada pela usuária Swiked) e nas redes sociais juram que é branco e dourado.
Ontem à noite, o site Buzzfeed viu a discussão no Tumblr e fez uma enquete perguntando de que cor é aquele vestido. A página teve, em menos de 12 horas, 23 milhões de visualizações, além de 412 mil comentários.
São números fenomenais. Para se ter uma ideia do que significam, o primeiro vídeo do canal Porta dos Fundos no YouTube está no ar há dois anos e tem menos de um terço desse número de visualizações.
Ilusão de óptica
No Buzzfeed, 72% das pessoas responderam que veem um vestido branco e dourado. Os outros 28% não têm dúvida de que é azul e preto.
Trata-se de da chamada ilusão de luminosidade. É uma característica da visão humana que faz com que vejamos uma determinada cor num tom diferente dependendo da luminosidade e das cores do entorno.
Essa característica da visão permite que o olho humano se adapte a diferentes condições de luminosidade. A própria luz do dia muda de cor dependendo do horário, de um tom mais dourado ao nascer e ao por do sol a um branco levemente azulado ao meio-dia.
Mas nosso cérebro adapta a visão para que perceba as cores corretas mesmo quando a luz poderia distorcê-las. Em geral, isso funciona bem. Na foto do vestido, o fundo amarelado e as cores pouco definidas acabam levando a múltiplas interpretações.
"Venho estudando diferenças na visão das cores há 30 anos. Essa é a maior diferença que já vi", disse, em entrevista ao site Wired, o neurocientista Jay Neitz, da Universidade de Washington.
Quem vê azul e preto está fazendo uma leitura mais literal da foto. Nós analisamos a imagem no Photoshop. Os parâmetros de cor lidos pelo aplicativo indicam que as cores são azul e um marrom quase preto.
As pessoas que veem branco e dourado estão ajustando sua percepção a uma imagem que parece estar subexposta (ou seja, escura demais) e com coloração distorcida em direção ao azul.
Para elas, aquele marrom é um dourado que ficou escuro na foto por causa da baixa qualidade da imagem. E o azul é um branco distorcido pelas luzes do ambiente. Seu cérebro, então, ajusta a percepção e o resultado é que o vestido é visto branco e dourado.
Quando clareamos ou escurecemos a foto no Photoshop, acentuamos uma das duas interpretações cromáticas. Veja, na imagem acima, a foto original (no centro), a versão clareada por nós para que parecesse branca e dourada; e uma terceira versão, em que escurecemos o vestido para deixá-lo ainda mais azul e preto.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Desktop investe no interior e alcança 1 milhão de clientes de internet banda larga em São Paulo
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.