- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Encontrado exoplaneta que gira em torno de Sol como o nosso
Para chegar a esta descoberta inédita, os astrônomos usaram em plena capacidade o instrumento buscador de planetas HARPS, do Telescópio de 3,6 metros da ESO
Modo escuro
Encontrado exoplaneta que gira em torno de sol como o nosso: especialistas descobriram três exoplanetas em cúmulo estelar denominado Messier 67 (Observatório Europeu Austral/AFP/Arquivos)
Publicado em 15 de janeiro de 2014 às, 17h37.
Astrônomos descobriram pela primeira vez um exoplaneta que gira ao redor de um Sol idêntico ao da Terra, usando o buscador de planetas "Harps" do observatório La Silla, no norte do Chile, informou nesta quarta-feira o Observatório Europeu Austral (ESO).
Os especialistas descobriram três exoplanetas em um cúmulo estelar denominado Messier 67, que contém 500 estrelas, situado a 2.500 anos-luz da Terra na constelação de Câncer e um destes corpos mostrou a particularidade de orbitar um Sol muito similar ao da Terra.
"Comprovou-se que o primeiro desses planetas estava orbitando uma estrela notável, um dos gêmeos solares mais idênticos destacados até agora e que é praticamente idêntico ao Sol. É o primeiro gêmeo solar em um cúmulo descoberto contendo um planeta", destacou o comunicado o ESO.
Até agora tinha sido quase impossível encontrar planetas neste tipo de cúmulos, razão pela qual este novo estudo "contrasta com trabalhos anteriores que não conseguiram encontrar planetas em cúmulos", destacou a nota.
Para chegar a esta descoberta inédita, os astrônomos usaram em plena capacidade o instrumento buscador de planetas HARPS, do Telescópio de 3,6 metros da ESO, no Observatório La Silla, cujos resultados tiveram como base observações feitas na França e nos Estados Unidos.
"Foram monitoradas cuidadosamente 88 estrelas selecionadas em Messier 67 durante um período de seis anos para observar os pequeníssimos movimentos indicadores de aproximação e distanciamento da Terra, que revelam a presença de planetas orbitando", indicou o ESO no comunicado.
O Observatório La Silla do ESO se situa na cidade de La Serena, 500 km ao norte de Santiago, uma região privilegiada para a atividade astronômica.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.