Acompanhe:

Doodle do Google homenageia Sally Ride, a primeira mulher da América a ir para o espaço

O Google está homenageando uma das cientistas mais importantes da história em sua página inicial. Ela é Sally Ride, a primeira mulher da América a ir para o espaço

Modo escuro

 (Wikimedia Commons)

(Wikimedia Commons)

A
Adeline Daniele

Publicado em 26 de maio de 2015, 11h43.

O Google está homenageando uma das cientistas mais importantes da história em sua página inicial. Ela é Sally Ride, a primeira mulher da América a ir para o espaço.

Sally nasceu em Los Angeles em 26 de maio de 1951 e hoje estaria completando 64 anos. Apaixonada por ciência desde criança, ela se formou em física e inglês pela Universidade de Stanford e foi selecionada pela NASA entre 8 mil mulheres para fazer parte do primeiro grupo de astronautas femininas no programa espacial norte-americano. Junto com ela, também foram chamadas mais cinco mulheres: Anna Fisher, Judith Resnik, Kathryn Sullivan, Shannon Lucid e Rhea Seddon.

Em 18 de junho de 1983, Sally entrou para a história como a primeira mulher americana a viajar para o espaço, como integrante da missão STS-7, que colocou em órbita dois satélites de comunicação a bordo da Challenger.

A animadora do doodle, Olivia Huynh, explica no vídeo “Behind the Doodle” (Por trás do Doodle) que Sally quebrou diversas barreiras, pois além de ser uma das poucas mulheres cientistas na época, ela mais tarde trabalhou para incentivar outros estudantes – especialmente meninas e minorias - a seguir carreira em STEM (em inglês, sigla que representa campos de estudos na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Em uma publicação no blog do Google, Tam O’Shaughnessy – parceira de Sally e co-fundadora da escola Sally Ride Science – homenageia a ex-colega e fala sobre sua incrível trajetória. "Em 2001, Sally, eu e mais três amigos iniciamos o Sally Ride Science para criar programas e publicações que tragam a ciência para o dia a dia e mostre para os jovens que o campo de STEM é fascinante, criativo e divertido. Desde então, treinamos milhares de professores para despertar esse interesse nessa área e alcançamos milhões de estudantes com nossos programas e livros", diz. 

Sally faleceu em 23 de julho de 2012 devido a um câncer pancreático. Segundo Tam, a ideia com o Doodle era transmitir o espírito aventureiro de Sally e também sua habilidade para inspirar os jovens. Por isso, Olivia Huynh criou não um, mas cinco GIFs em homenagem à cientista, e a designer também espera poder inspirar mais mulheres e jovens a perseguir um sonho em ciência ou qualquer outro campo, como a própria Sally diz:

Em todo lugar que vou conheço garotas e garotos que querem se tornar astronautas e explorar o espaço, ou eles amam o oceano e querem ser oceanógrafos, ou eles amam os animais e desejam se tornar zoologistas, ou amam projetar coisas e querem ser engenheiros. Eu quero ver essas mesmas estrelas em seus olhos em 10 anos e saber que eles estão no caminho certo! - Sally Ride