Dentista dos EUA reusa seringas e põe milhares sob risco de HIV

Stephen Stein reutilizava materiais em suas clínicas de cirurgias bucais e implantes dentários

Denver – Um dentista que teve a licença para trabalhar suspensa no Estado norte-americano do Colorado reutilizou seringas e agulhas durante seus procedimentos profissionais, potencialmente expondo milhares de pacientes ao vírus HIV e à hepatite, disseram autoridades de saúde na sexta-feira.

O Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado enviou cartas a 8.000 pacientes do dentista Stephen Stein, pedindo que façam exames para verificar a existência de doenças. O pedido foi feito após a comprovação das “práticas de injeção inseguras” em duas clínicas da região de Denver, ambas do mesmo dentista, entre setembro de 1999 e junho de 2011.

Investigadores descobriram que Stein reutilizava agulhas e seringas nas linhas intravenosas de vários pacientes em suas clínicas de cirurgias bucais e implantes dentários, violando os padrões médicos, informou o departamento em comunicado.

“”Está comprovado que essa prática transmite doenças”, informou o comunicado. Ele acrescentou que não houve casos confirmados de alguém que tenha contraído infecções virais por meio das clínicas de Stein.

Nas cartas enviadas aos pacientes do dentista, o departamento de saúde os exortou a realizarem exames de HIV, hepatite B e C, afirmou Jan Stapleman, porta-voz do órgão.

Os registros de Stein estavam incompletos, então é provável que mais pessoas estejam expostas, além daqueles pacientes já identificados, disse a porta-voz.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.