Curiosity é candidato a personalidade do ano da Time

O jipe-robô Curiosity, da NASA, disputa o posto de personalidade do ano da revista Time com Tim Cook, Marissa Mayer e o bóson de Higgs, entre outros

São Paulo — A tradicional escolha da personalidade do ano da revista Time tem dois candidatos inusitados nesta vez: o jipe-robô Curiosity e o bóson de Higgs. Eles fazem parte de uma lista de 38 candidatos listados pela revista. Também estão nela o CEO da Apple Tim Cook, a CEO do Yahoo! Marissa Mayer, o presidente americano Barack Obama e até o rapper Jay-Z.

Ao justificar a indicação do Curiosity, a revista o descreve como o mais grandioso veículo do Sistema Solar: “Uma máquina de uma tonelada com o tamanho de um SUV, agora a 260 milhões de quilômetros da Terra e avançando pela superfície marciana”.

Enviado a Marte há um ano, o Curiosity pousou no Planeta Vermelho em agosto. Fazê-lo chegar lá intacto já foi uma façanha da engenharia espacial. O delicado pouso recebeu o apelido de sete minutos de terror. E o jipe tem inovações tecnológicas notáveis, como um raio laser que desintegra rochas. Há poucos dias, a NASA anunciou que o jipe-robô havia feito uma descoberta histórica em Marte, mas que só daria detalhes depois de avaliar melhor os dados obtidos.

Sobre o bóson de Higgs, a Time diz: “Pare um momento para pensar nessa pequena partícula e em tudo que ela faz. Sem ela, você seria só um punhado de energia sem nenhuma massa. E a mesma coisa aconteceria com todo o universo”. Previsto teoricamente nos anos 60, esse bóson só foi observado experimentalmente neste ano, graças ao Large Hadron Collider, o gigantesco acelerador de partículas do Cern, na fronteira franco-suíça.

Entre os leitores da revista, o Curiosity recebeu, até agora, pouco mais de 22 mil votos a favor e 21 mil votos contra sua escolha. O saldo favorável é de 1.300 votos. Já o bóson de Higgs tem 15 mil votos a favor e 19 mil contra. Cook e Marissa também têm pontuação negativa. O candidato com maior saldo favorável é Kim Jong Un, o ditador da Coreia do Norte, com 90 mil votos a favor e 33 mil contra. Mas a escolha final será feita por uma comissão da revista.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.