- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Conheça a espaçonave inflável que irá explorar Vênus
Chamada de VAMP, a nave faz parte do projeto New Horizons da Nasa, que busca novas formas de explorar o Sistema Solar
Modo escuro
Caso a agência espacial americana goste da espaçonave a ponto de financiá-la, o VAMP pode estar explorando Vênus em dez anos (Divulgação)
Publicado em 25 de maio de 2015 às, 17h31.
São Paulo - A fabricante de produtos aeroespaciais Northrop Grumman apresentou uma nova ideia para explorar o planeta Vênus.
A Venus Atmospheric Maneuverability Platform (VAMP) pode fazer com que a Nasa explore a atmosfera do planeta com uma aeronave inflável, enviada a partir de outra espaçonave na órbita venusiana.
Como a VAMP é auto inflável, ela seria leve o suficiente para planar com pouca ou nenhuma energia, mas ainda seria manobrável para navegar nas correntes de convecção e resistente o bastante para aguentar o ácido sulfúrico que domina a atmosfera de Vênus.
A espaçonave está sendo desenvolvida pelo programa New Frontiers da Nasa, iniciativa que busca novas abordagens para a exploração do Sistema Solar. Caso a agência espacial americana goste da espaçonave a ponto de financiá-la, o VAMP estará explorando Vênus em dez anos.
Muita gente na indústria espacial encara Vênus como uma alternativa mais prática a exploração de Marte. O planeta geralmente está mais perto do que o Planeta Vermelho, graças a seu ciclo orbital, o que tornaria as missões mais simples.
A superfície do planeta é inabitável, pois é quente e densa. Mas uma espaçonave que flutue nas nuvens de Vênus poderá encontrar temperaturas, níveis de radiação e pressão parecidos com os da Terra.
A principal missão a Vênus enviada pela humanidade aconteceu em 2005, quando a Agência Espacial Europeia lançou uma sonda chamada Venus Express.
No final do ano passado, cientistas da Nasa tiveram a ideia de lançar balões infláveis como uma forma de a humanidade estabelecer colônias permanentes nas nuvens venusianas. O sistema foi chamado de Conceito Operacional de Alta Altitude Vênus (HAVOC, na sigla em inglês).
A espaçonave proposta pela Northrop Grumman seria mais parecida com a Venus Express do que com a HAVOC, coletando dados científicos ao invés de hospedar seres humanos.
Mas o VAMP chegaria mais fundo na atmosfera de Vênus do que a Express já chegou, registrando mais informações e obtendo experiência prática sobre como sobreviver na atmosfera de Vênus.
Ainda assim, sem o apoio da Nasa, o VAMP será apenas um conceito. Os projetos escolhidos para a missão New Horizons serão divulgados no ano que vem.
Assista ao vídeo abaixo:
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.