Computador soluciona mistério da biologia que durava mais de 100 anos

Um mistério envolvendo as planárias, essas pequenas criaturas de corpo achatado, intriga cientistas há mais de cem anos: qual mecanismo genético permite que seus corpos se regenerem indefinidamente, mesmo quando fatiados múltiplas vezes, dando origem a no

Um mistério envolvendo as planárias, essas pequenas criaturas de corpo achatado, intriga cientistas há mais de cem anos: qual mecanismo genético permite que seus corpos se regenerem indefinidamente, mesmo quando fatiados múltiplas vezes, dando origem a novos organismos? Agora, esse segredo foi finalmente revelado, mas não por cientistas, e sim por um programa de computador. 

Michael Levin e Daniel Lobo, dois especialistas em ciência da computação e biologia da Universidade Tufts, nos Estados Unidos,  desenvolveram um software capaz de simular diversas combinações de genes das planárias, e depois compará-las a resultados obtidos por experimentos no laboratório.

"Nós escolhemos esse problema porque ele é incrivelmente interessante", diz Levin. "Essas criaturas são basicamente imortais, você pode cortá-las e elas formam novos organismos."

A técnica de "força bruta" testou milhões de combinações até chegar àquela cujo resultado batia perfeitamente com o das experiências reais. Todo o processo de análise do software levou três dias seguidos. Ao final, os cientistas obtiveram um mapa genético completo para o misterioso processo de regeneração das planárias.

Levin e Lobo publicaram suas conclusões na Public Library Of Science. O estudo pode dar origem a avanços em diversas áreas, como da medicina regenerativa. Além disso, a participação do software na pesquisa demonstra a capacidade das máquinas de não apenas servir de base para conclusões, e sim oferecer teorias completas para explicar fenômenos naturais. 

Fonte: Popular Mecanics

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.