Como é ver o mesmo pôr do Sol em Marte e na Terra? Veja foto

Novas fotos divulgadas pela agência espacial Nasa mostram que fenômeno tem cores diferentes nos planetas

Quão diferente pode ser o mesmo pôr do Sol em planetas diferentes? Uma imagem tirada pela Nasa mostra que o fenômeno em Marte é bem diferente do que na Terra.

Em duas fotos divulgadas neste domingo, 2, a agência espacial mostra o fenômeno em Marseille, na França, em 18 de maio de 2012, ao lado do mesmo pôr do Sol em Elysium Planitia, em 15 de abril de 2015.

Segundo a Nasa, o Sol é ligeiramente menor vendo por Marte, já que o planeta está 50% mais distante do sol do que a Terra.Os cientistas chamam atenção, não pelo tamanho, mas pelo fato de a vista da estrela do planeta marciano ser visivelmente mais azul do que as cores tipicamente alaranjadas vistas da terra.

“A razão para os tons azuis de Marte não é totalmente compreendida, mas se pensa que esteja relacionada às propriedades de dispersão da poeira marciana”, diz a agência.

As fotos foram escaladas para terem a mesma largura angular, mas são um pouco mais antigas. De acordo com a Nasa, na semana passada, um novo robô foi enviado a Marte e novas fotos podem aparecer nos próximos meses.

Veja a imagem da Nasa.

Você já leu todo conteúdo gratuito deste mês.

Assine e tenha o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Já é assinante? Entre aqui.

Deseja assinar e ter acesso ilimitado?

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.