- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Como a tecnologia está redefinindo a relação médico-paciente
O uso da tecnologia na saúde vem trazendo, ao paciente, mais controle sobre seu tratamento e mais opções na hora de buscar um médico
Modo escuro
Tecnologia e medicina: aplicativos e sites especializados estão redefinindo relação entre médico e paciente (Marcos Santos/USP Imagens)
Publicado em 1 de dezembro de 2014 às, 18h05.
São Paulo - O futuro da relação médico-paciente poderia ser resumido na fala final de um médico em uma consulta: "Entra neste site que ele vai te ajudar a entender melhor o seu problema e baixa esse aplicativo no seu celular para te ajudar no tratamento".
A opinião é de Daniel Wjuniski, co-fundador e CEO do portal Minha Vida - site de saúde e bem estar que permite que o internauta encontre médicos e agende consultas. Para ele, a tecnologia contribui para amplificar a inteligência e a boa prática dos médicos em seu dia a dia.
O site, que começou com indicações de médicos feitas pelos próprios pacientes, tem mais de 11 mil profissionais cadastrados e continua pedindo indicações. A ideia é que as pessoas se sintam seguras ao escolher um médico online.
O site Help Saúde oferece um serviço parecido. Lá, o internauta pode procurar um médico de acordo com a especialidade, disponibilidade de agenda e proximidade de sua casa ou trabalho.
Além disso, após a consulta, as informações dos pacientes ficam registradas num prontuário digital que pode ser visto por outro médico que o paciente venha a consultar – até mesmo no exterior – com as principais informações traduzidas.
"Por exemplo, se um paciente estiver em férias na França e tiver um problema de saúde lá, o médico que o atender pode receber seu prontuário com as informações mais importantes (como doenças crônicas e alergias) traduzidas para o francês", explica José Luiz Carvalho, CEO da NetCom, empresa responsável pelo site.
Segundo Carvalho, a próxima etapa é fornecer, aos usuários, uma classificação dos médicos cadastrados. A ideia é usar a classificação que o Ministério da Saúde faz sobre a formação dos profissionais (graduação, pesquisas, pós-graduações, mestrados, etc) e também oferecer um espaço para o próprio médico apresentar seu currículo – tudo para ajudar o paciente a fazer a melhor escolha.
Tudo digital
Os dados são protegidos por senha. Só o paciente e os médicos autorizados têm acesso a eles. No site do hospital, podem-se ver resultados de exames, medicamentos receitados e detalhes do tratamento.
"Isso possibilita que o paciente tenha consciência de seu tratamento e possa debater com o médico os próximos passos", explica Antônio Eduardo Antonietto Junior, gerente de relacionamento do hospital Sírio-Libanês.
Segundo o médico, as informações sobre o paciente circulam em formato digital no hospital – de receitas a pedidos de exames e e resultados. "Até os médicos mais antigos e resistentes estão encontrando formas de se modernizar e se encaixar nesse modelo 'paperless'", afirmou.
A prescrição eletrônica foi implantada no hospital em 2008. Naquela época, o médico fazia o pedido no papel e havia um transcritor que transferia as informações para o sistema. Aos poucos os médicos foram se adaptando e, hoje, 75% das prescrições feitas dentro do hospital são eletrônicas. Segundo Antonietto, a expectativa é de que, até o final de dezembro, não haja mais nenhuma prescrição em papel.
Antonietto, José Luiz Carvalho e Daniel Wjuniski falaram nesta segunda-feira no evento "Fórum EXAME Info – O Futuro da Saúde", que aconteceu em São Paulo, sobre como o acesso à informação está mudando a relação entre médicos e pacientes.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com copos de plástico reciclado coletado no litoral brasileiro, Corona estreia no Primavera Sound
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.