Cientistas revertem ciclo e transformam dióxido de carbono em combustível

Dióxido de carbono é obtido com a queima de combustíveis fósseis. Experimento quer reverter o processo, transformando o gás novamente em combustível

Uma equipe de cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, descobriu que é possível transformar dióxido de carbono em um tipo de combustível que pode ser utilizado por aviões. A pesquisa, que ainda carece de resultados em larga escala, foi publicada na terça-feira (22) na revista científica Nature Communications e reportada inicialmente pela Wired.

“A mudança climática está se acelerando e temos enormes emissões de dióxido de carbono”, diz Tiancun Xiao, pesquisador sênior do Departamento de Química de Oxford e autor do artigo. “A infraestrutura de combustíveis de hidrocarbonetos já está lá. Este processo pode ajudar a aliviar as mudanças climáticas e usar a atual infraestrutura de carbono para o desenvolvimento sustentável.”

Para entender como o processo funciona é preciso primeiro explicar que: quando combustíveis fósseis como petróleo e gás natural são queimados, há uma liberação de dióxido de carbono. O experimento realizado tenta reverter este processo, permitindo que o dióxido de carbono se transforme novamente em combustível.

Para fazer isso, os cientistas apostam em uma solução que combina o aquecimento de ácido cítrico, hidrogênio e um catalisador feito de ferro, manganês e potássio. Tudo misturado ao dióxido de carbono. Nos experimentos realizados, foi possível produzir alguns gramas da substância que poderia ser utilizada para criar combustíveis para aeronaves.

O problema é a escala. Nos testes feitos, o dióxido de carbono veio de uma lata, por isso gerou uma quantidade mínima de combustível. Os cientistas querem adaptar o conceito par obter grandes quantidades do gás carbônico, que pode ser obtido em grandes fábricas e até em incêndios florestais. Novos testes devem ser realizados nos próximos meses.

Vale destacar que o dióxido de carbono é considerado o mais comum dos gases de feito estufa que causam o aquecimento do planeta Terra. Até o fim deste século, pesquisadores apontam que as emissões de carbono na atmosfera devem fazer com que a temperatura média da Terra aumente em até dois graus.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.