Cientistas espanhóis criam meia que evita mau cheiro

Meias usam material antibacteriano que também evita problemas na pele e devem ser comercializada em breve

Barcelona - Pesquisadores espanhóis criaram um tecido antibacteriano para fabricar meias que não produzem mau cheiro após seu uso e que não causam problemas na pele, como coceiras e fungos.

A novidade foi desenvolvida pelo Centro de Inovação Tecnológica (CTF) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e a empresa Sutran y Mas. O objetivo é que as meias sejam comercializadas em breve.

Para produzirem o tecido, os pesquisadores usaram fibras de celulose, geralmente utilizadas para fins médicos, com uma solução de zinco e outros componentes que funcionam como bactericida.

Além de evitar o mau cheiro e evitar fungos e coceiras, a meia é muito útil para pessoas que sofrem de hiperidrose (suor excessivo) e esportistas. As propriedades estruturais do tecido são excelentes para absorver umidade. Outra boa notícia é que o tecido pode ser utilizado na fabricação de outros tipos de roupas.

Atualmente, os produtos têxteis comercializados para evitar o mau cheiro provocado pelo suor utilizam como agente bactericida a prata, elemento que tem causa efeitos colaterais na pele, como dermatose, fungos e coceiras.

Os pesquisadores do CTF comprovaram que o zinco aplicado na fibra elimina 99,8% da presença dos microorganismos 'Staphylococus Aerus' e 97,8% do 'Klebsiela 'Pneumoide', bactérias resistentes que causam o mau cheiro.

O Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Politécnica da Catalunha foi inaugurado em 1972 e é especializado no desenvolvimento de novas estruturas têxteis para aplicações técnicas e inteligentes.

A empresa Sutran y Mas comercializou com sucesso a primeira camiseta antisuor do mundo, criada há dois anos. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.