- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Cientistas descobrem planeta anão na borda do Sistema Solar
Localizado a 12 bilhões de quilômetros do Sol, novo planeta anão é formado por gelo, tem forma esférica e está sendo chamado de 2012 VP113
Modo escuro
Sistema Solar: 2012 VP113 foi identificado em fotos tiradas por astrônomos com câmera de 520 MP (Domínio Público)
Publicado em 27 de março de 2014 às, 18h05.
São Paulo - Um planeta anão foi descoberto por astrônomos americanos a 12 bilhões de quilômetros do Sol. A novidade saiu na edição de hoje da revista Nature, reconhecida publicação inglesa de ciência. Ainda sem nome oficial, o astro está sendo chamado de 2012 VP113.
De acordo com os cientistas, o novo planeta anão está localizado nos limites do Sistema Solar, na região da chamada Nuvem de Oort. A área reúne corpos gelados como Sedna, outro planeta anão descoberto há cerca de 10 anos.
Imagina-se que 2012 VP113 tenha metade do tamanho de Sedna, seja formado por gelo e tenha forma esférica. Informalmente, o novo corpo celeste já foi apelidado de VP e até mesmo Biden - numa referência a Joe Biden, atual VP (vice-presidente) dos Estados Unidos.
Descoberta
Os astrônomos Chad Trujillo e Scott Sheppard descobriram Biden em novembro de 2012. Na ocasião, eles tiravam fotos do espaço a partir de um observatório no Chile com uma câmera com resolução de 520 megapixels e identificaram o planeta anão nas imagens.
Nas fotos feitas pelos cientistas, 2012 VP113 aparece em movimento no canto inferior direito.
A descoberta é importante por apontar um astro que gravita em torno do Sol a uma distância muito maior do que se poderia imaginar. E, em função disso, cientistas já começaram a formular hipóteses para explicar o porquê do fenômeno.
Hipóteses
Uma delas é de que, nos primeiros tempos do Sistema Solar, uma outra estrela teria atraído planetas anões como Sedna e Biden para regiões mais distantes - como a Nuvem de Oort.
Outra possibilidade é que o fenômeno aconteça por conta do choque destes corpos com um planeta maior, que os desviou de suas rotas e posições originais em algum momento.
Há ainda uma terceira hipótese: a de que exista nos limites do Sistema Solar um planeta de grande proporções desconhecido, capaz de fazer com que Sedna, Biden e outros corpos celestes orbitem em volta dele.
A resposta certa? Só o tempo dirá.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.