Chuva de estrelas cadentes pode ser vista de todo Brasil nesta terça

Fenômeno será visto, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos e estiver disposto a sair da cama de madrugada
Estrelas: fenômeno terá seu pico nas madrugadas dos dias 28 e 29 de julho (Getty Images/Patrick Pleul)
Estrelas: fenômeno terá seu pico nas madrugadas dos dias 28 e 29 de julho (Getty Images/Patrick Pleul)
Por Mariana MartucciPublicado em 28/07/2020 18:20 | Última atualização em 28/07/2020 19:49Tempo de Leitura: 2 min de leitura

A chuva de estrelas Delta Aquarídeas está prevista para a noite desta terça-feira, 28, e estará em seu pico a partir da 1 da madrugada, pelo horário de Brasília. O fenômeno será visto, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos e estiver disposto a sair da cama de madrugada — já que a maior chance de ver as estrelas cadentes é a partir das 3h da manhã, quando luz da lua crescente está mais fraca.

A chuva de meteoros Delta Aquarídeas dura um mês inteiro — de 18 de julho a 18 de agosto — mas é nas próximas madrugadas, dos dias 28 e 29, que ela estará mais forte e pode ser mais facilmente observada.

Para quem não pode fugir da cidade, outra dica é baixar um aplicativo no celular que consiga localizar no céu a constelação de Aquário. Assim, você pode salvar tempo e não precisa se preocupar se está olhando para o lugar errado. Para uma melhor orientação dos observadores, os astrônomos deram às chuvas de meteoros nomes parecidos com os das constelações pelas quais elas passam. Procure pela constelação de Aquário e você terá mais chance de ver a chuva de meteoros deste mês.

Para que os observadores não se confudam, os astrônomos deram às chuvas de meteoros nomes parecidos com os das constelações pelas quais elas passam. Procure pela constelação de Aquário e você terá mais chance de ver a chuva de meteoros deste mês.

Como os meteoros possuem uma frequência de 15 a 20 por hora e viajam a uma velocidade de 41 quilômetros por segundo, fique tranquilo caso você sinta que não viu nada. A probabilidade de ver algo logo em seguida pode ser alta — só tenha paciência.