China veta entrada de carga de milho transgênico dos EUA

O MIR-62 é uma cepa de milho transgênico resistente aos insetos

Pequim - A China anunciou nesta sexta-feira um veto a doze carregamentos de milho procedentes dos Estados Unidos, anunciando a descoberta de um elemento transgênico não autorizado.

Organizações provinciais de controle "analisaram doze carregamentos de milho americano, que representavam um total de 545.000 toneladas, e detectaram um elemento geneticamente modificado, o MIR-162, que não recebeu a aprovação do Ministério chinês da Agricultura", informou a administração supervisora de alimentos.

Por essa razão, a toda a carga foi rejeitada e devolvida aos Estados Unidos, informou a autoridade supervisora em seu site na internet, que solicita a Washington "reforçar suas medidas de controle".

O MIR-62 é uma cepa de milho transgênico resistente aos insetos.

A forte demanda chinesa, motivada pelo aumento da classe média na China e pelo maior consumo de carne, torna este país asiático o quarto importador mundial de milho, segundo cifras do Departamento americano da Agricultura.

Segundo dados da alfândega chinesa, o país importou 1,5 milhão de toneladas de milho dos Estados Unidos nos dez primeiros meses do ano.

Os Estados Unidos representaram mais de 90% das importações chinesas de milho neste período.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.