Washington - O cérebro continua respondendo a sons e tons de um idioma ouvido e aprendido na primeira infância, mesmo que tenha sido esquecido depois, segundo uma pesquisa que confirma a importância dos primeiros anos de vida para forjar as capacidades mentais de uma criança.
Entre os participantes dessa experiência estavam cinco crianças chinesas adotadas por famílias canadenses que falavam francês.
Os resultados foram divulgados em um relatório da Academia Americana de Ciências (PNAS).
O cérebro de uma criança exposta desde muito jovem a um idioma forma representações dos sons, mas não se sabia até então se ela as memorizava de forma duradoura mesmo deixando de ser exposta a esse idioma, segundo explicam os autores.
Para responder a essa questão, os pesquisadores estudaram 48 meninas de 9 a 17 anos que estiveram expostas a diferentes níveis de francês e chinês.
Em três subgrupos, elas ouviram registros de diferentes tonalidades muito características do chinês e que não existe no francês.
O primeiro era formado por meninas nascidas e educadas em famílias de língua francesa, enquanto o segundo incluía meninas nascidas na China e adotadas antes dos 3 anos por famílias francófonas. Outras eram fluentes em chinês e francês.
Primeiros anos
Ressonâncias magnéticas realizadas durante a difusão desses sons demonstraram que todas as meninas que haviam sido expostas ao chinês - e que continuaram ou não falando essa língua - tinham uma região de seu cérebro ativa, que não era encontrada nas crianças expostas apenas ao francês.
"As representações mentais criadas no cérebro de uma criança muito pequena pela aprendizagem de um idioma podem persistir na idade adulta, apesar da perda de capacidade para falá-lo", concluem os autores desses trabalhos.
Isso mostra que a organização do cérebro é particularmente sensível a estímulos externos durante os primeiros anos da vida, que são essenciais para o desenvolvimento mental.
Essa janela de aprendizagem corresponde a um período de muita plasticidade do cérebro, durante o qual os estímulos do ambiente têm um grande impacto, explicam os cientistas.
Depois, essa plasticidade diminui, enquanto que as representações do mundo exterior se formam e estabelecem.
No domínio do idioma, o primeiro ano de vida parece ser um período ideal para o desenvolvimento de categorias de sons da língua materna realizado por um processo de harmonização com o meio ambiente.
As crianças começam sua vida com a capacidade de distinguir a divisão de sons de todas as línguas do mundo.
Mas o fato de estarem expostas a apenas uma língua incrementa progressivamente a sensibilidade aos sons e tonalidades específicas desse idioma, em detrimento de outros.
As categorias fonológicas que se formam durante esse período reforçam a aprendizagem da língua materna e proporcionam as bases para adquirir níveis superiores de conhecimento do idioma, como gramática e leitura.
Segundo os pesquisadores, este estudo é "a primeira observação neutra do que acontece no cérebro durante os primeiro momentos da aprendizagem e da persistência dos efeitos".
-
1. Ensino à distância
zoom_out_map
1/11 (Hawkexpress / Flickr)
A presença de um idioma estrangeiro no currículo aumenta as chances de se conseguir um emprego ou se destacar no local de trabalho. No entanto,
cursos de idiomas tradicionais costumam pesar no bolso e exigem uma frequência presencial que nem sempre pode ser cumprida. Por isso,
cursos online se tornaram uma boa opção para quem tem pouco tempo, mas que não pode deixar de se atualizar. Confira a seguir nossa lista com 10
sites que oferecem cursos de idiomas gratuitos.
-
2. LIBRAS básico
zoom_out_map
2/11 (Photopin)
Este conteúdo da Prime Cursos oferece 35 horas de curso com noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial no país e que é utilizada por surdos. O curso traz a gramática básica, formação de palavras e frases, alfabeto manual, entre outros. Mesmo gratuito, o curso oferece certificado para quem completá-lo.
-
3. Inglês
zoom_out_map
3/11 (Chung Sung-Jun/Getty Images)
O idioma mais falado no mundo possui muitos cursos online disponíveis, no entanto a grande maioria é paga. O site
Learn English Online oferece de graça mais de 56 lições, desde o nível iniciante ao intermediário, além de dicas de pronunciação. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso, por meio do fórum oferecido pelo site, e tirar dúvidas. O aplicativo
Duolingo também oferece cursos de inglês gratuitos, no entanto a metodologia utiliza páginas de internet ou documentos que precisam ser traduzidos como conteúdos para ensinar os alunos. O app pode ser baixado e utilizado de graça em dispositivos iOS e Android.
-
4. Espanhol
zoom_out_map
4/11 (Photopin)
Considerada a segunda língua mais falada em todo o mundo, o espanhol é muito procurado por brasileiros devido a sua similaridade com nosso idioma local. O curso do site
Livemocha traz conteúdos gratuitos para iniciantes e pessoas com nível intermediário. Por ter diversas versões, dependendo de cada país onde é falado, neste curso o idioma espanhol é baseado no que é falado no México — mas o site garante que as diferenças em vocabulário, gramática e pronunciação são pequenas e não prejudicam a boa comunicação. Há também o curso introdutório de 20 horas da
The Open University, que traz acesso aos fundamentos do idioma espanhol com aulas em áudio e vídeo, além de informações sobre a sociedade e cultura espanhola.
-
5. Francês
zoom_out_map
5/11 (Photopin)
Os conteúdos gratuitos do site
Open Learning Initiative foram desenvolvidos pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para compreender as lições. O site oferece diversos cursos pontuais de idiomas. O Francês é o que possui o curso mais completo, em dois níveis com cerca de 15 semanas de aulas cada. Atualmente também é possível aprender pronunciação em inglês e introdução ao árabe voltado para negócios.
-
6. Alemão
zoom_out_map
6/11 (Photopin)
Falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo, a língua alemã também é bastante utilizada no cenário econômico. O site
Busuu, todo em português, oferece cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais no idioma. É necessário apenas criar um cadastro. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol — todos gratuitos.
-
7. Italiano
zoom_out_map
7/11 (bindalfrodo/Flickr)
O site
Italiano na Web traz lições de gramática, verbos, falsos cognatos, diálogos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano. Se você já faz algum curso de italiano, também pode usar os conteúdos do site para complementar seus estudos.
-
8. Chinês
zoom_out_map
8/11 (Photopin)
Curso de iniciação em mandarim chinês com 6 horas de duração e que oferece conteúdos para a introdução ao idioma como estrutura das palavras e pronúncia. É indicado para quem não possui nenhum conhecimento no idioma por oferecer um material de fácil compreensão. Este curso pertence ao The Open University, que oferece diversos cursos gratuitos online, entre eles o de idiomas. Há também conteúdos pontuais e introdutórios para outros idiomas como inglês, alemão, italiano e francês.
-
9. Esperanto
zoom_out_map
9/11 (malias/Flickr)
O Esperanto foi criado no fim da década de 1970 com o objetivo de ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro e que pudesse promover a paz e a compreensão entre as pessoas de diferentes línguas. Mais de 2 milhões de pessoas falam o idioma atualmente. O site
Livemocha oferece conteúdos, em português, para iniciantes e até avançados no Esperanto. O site também possui cursos gratuitos de idiomas como coreano, sérvio, islandês, hebraico, híndi, entre outros.
-
10. 40 idiomas
zoom_out_map
10/11 (Photopin)
Este site da BBC Languages reúne 40 opções de idiomas para aprender gratuitamente. Desde russo, grego e árabe até romeno, urdu e finlandês, a página oferece vídeos, áudios, vocabulário, gramática, atividades e testes para todas as línguas. É necessário apenas que já se tenha algum conhecimento da língua inglesa, pois todos os conteúdos estão neste idioma.
-
11. Agora confira onde está a oferta de bolsas de estudo
zoom_out_map
11/11 (Sara Haj Hassan/)