Caverna com cristais gigantes intriga cientistas

Inóspita para os humanos, a Caverna dos Cristais, no México, tem formações cristalinas com até 11 metros de comprimento

São Paulo -- Parece um cenário de filme de Super-Homem, mas trata-se de uma das mais espetaculares formações geológicas já encontradas. A Caverna dos Cristais foi descoberta no ano 2000, a cerca de 300 metros de profundidade, em Naica, no México.

Com temperaturas de 50ºC e umidade do ar que chega a 90%, ela é um ambiente inóspito a humanos, mas perfeito para as formações em seu interior, que possuem até 11 metros de altura e um metro de diâmetro. Agora, graças a uma nova técnica de análise, cientistas conseguiram calcular a taxa de crescimento e determinar a idade desses cristais.

Segundo um trabalho publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, eles teriam levado quase um milhão de anos para se formar. Os pesquisadores da Universidade de Granado utilizaram uma técnica com um feixe de luz branca para determinar as propriedades do cristal.

Os dados mostraram que o mineral conhecido como selenita se cristalizou a temperaturas entre 54ºC e 58ºC, quando toda a caverna estava submersa. Simulando essas condições, descobriram que, a 55ºC sob a água, levaria 990 mil anos para que o cristal chegasse a um metro de diâmetro. Já a 56ºC, ele teria se formado em muito menos tempo: 500 mil anos.

Essa taxa de crescimento de cristais de um bilionésimo de metro por dia é a mais lenta já observada. Agora que sabem que a formação tem cerca de 1 milhão de anos, os espeleólogos começam a buscar bolsões líquidos dentro dos cristais e esperam, quem sabe, encontrar microrganismos vivendo na caverna.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.