Capacete magnético encolheu um tumor maligno em experiência inédita
Segundo os pesquisadores, que receberam aprovação da agência americana FDA para utilizarem o capacete magnético, em breve, o dispositivo fará o tratamento de câncer no cérebro sem recorrer aos desgastantes tratamentos de rádio ou quimioterapia
Como é o capacete magnético que conseguiu reduzir um tumor maligno (Instituto Neurológico Metodista de Houston/Reprodução)
3 de agosto de 2021, 12h20
Dispositivos tecnológicos da área médica são há muito tempo uma aposta para o tratamento de doenças de forma indolor e confortável para os pacientes, e neste sentido, uma inovação inédita conseguiu um passo e tanto: um capacete magnético fez a redução de um tumor maligno.
Os pesquisadores do Instituto Neurológico Metodista de Houston, nos EUA, se valeram do dispositivo para gerar um campo magnético na cabeça do paciente e conseguiram remover 31% da massa do tumor, em um curto espaço de tempo — embora o homem de 53 anos não tenha sobrevivido, devido a uma lesão não relacionada.
O tratamento foi realizado durante cinco semanas, primeiramente numa clínica e, posteriormente, em casa. O funcionamento consistente em uma espécie de boné com três ímãs rotativos ligados a um controlador eletrônico, alimentado por uma bateria recarregável. O tempo de terapia foi de 2 horas por dia, tendo depois sido aumentada para um limite de 6 horas.
Segundo os pesquisadores, que receberam aprovação da agência americana Food and Drug Administration, que funciona como a Anvisa nos EUA, em breve, o dispositivo fará o tratamento de câncer no cérebro sem recorrer à rádio ou quimioterapia.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Relógio do juízo final acelera e o mundo fica mais perto do apocalipse, dizem cientistas
Há um dia • 2 min de leituraEinstein desenvolve plataforma que permite fiscalizar recursos do SUS
Há 4 dias • 3 min de leituraCâncer deve liderar causa de mortes no Brasil em 10 anos, diz conselheira da OMS
Há 5 dias • 5 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Os melhores caminhos para a transição energética no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais