Cães são capazes de compreender os humanos, diz estudo

Pesquisa científica constatou que os cachorros podem compreender as perspectivas dos seus donos, e isso impacta diretamente na sua estratégia para roubar comida

São Paulo – Cães domésticos são capazes de compreender a perspectiva humana. Está é a constatação de um estudo conduzido pela cientista Juliane Kaminski, da Universidade de Portsmouth (Reino Unido). De acordo com a instituição, está é a primeira vez que uma pesquisa analisa o impacto que os níveis de iluminação de um ambiente têm na maneira como estes animais desenvolvem a sua estratégia de “roubar” comida dos humanos.

Segundo o estudo, ao serem proibidos de pegarem comida, os cachorros podem ser até quatro vezes mais desobedientes caso o alimento esteja em um cômodo escuro. “Isso é incrível, pois implica que os cachorros compreendem que os humanos não podem vê-los e significa que eles podem entender a perspectiva humana”, comemorou a Dra. Kaminski. 

Quem nunca se deparou com uma tigela de biscoitos vazia na cozinha depois que o cachorrinho de estimação da família passou pelo cômodo? Pois, com os resultados da pesquisa, a sensação de que os cães são mesmo capazes de compreender o que seus donos podem ou não podem ver deixou de ser uma mera impressão e passou a ser uma verificação científica.

Várias baterias de testes foram realizadas com 42 fêmeas e 42 machos, em ambientes com diferentes condições de luz. Em todos eles, os cães foram proibidos de pegar a comida por um humano. Os resultados mostraram que os cachorros foram mais rápidos ao pegar a comida, e ainda apanharam uma quantidade muito maior dos alimentos, em cômodos sem iluminação.

Todos os experimentos foram realizados com diferentes variáveis. Assim, explicou a cientista, foi possível evitar que os cães baseassem suas decisões em associações como, por exemplo, a que um quarto escuro fosse sinônimo de comida farta. “Os resultados sugerem que os cães estão decidindo que é mais seguro roubar comida no escuro, pois entendem alguma coisa da nossa perspectiva”, disse a cientista.

Ainda segundo ela, é possível que os níveis de compreensão dos cães sejam limitados ao “aqui e agora”, sem percepções complexas. Por isso, continuou a Dra. Kamisnki, são necessárias mais pesquisas para que sejam determinados os mecanismos que controlam estes omportamentos nos cachorros. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.