- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Astrônomos encontram oxigênio no espaço
Molécula foi detectada no gelo que cobre pequenas partículas da Nebulosa de Órion, um berçário de estrelas situado a 1.300 anos-luz da Terra
Modo escuro
O observatório orbital Herschel, da Agência Espacial Europeia, forneceu as imagens que permitiram identificar o oxigênio em Órion (ESA)
Publicado em 15 de julho de 2012 às, 11h25.
São Paulo -- Pela primeira vez, astrônomos observaram a existência de moléculas de oxigênio no espaço. A descoberta foi feita pelo observatório espacial Herschel, da agência europeia (ESA), com contribuição da americana (Nasa), e descrita em artigo publicado no periódico Astrophysical Journal.
É comum encontrar átomos de oxigênio no espaço, especialmente em volta de grandes estrelas, mas o gás oxigênio – uma molécula formada por dois átomos do elemento químico – nunca havia sido detectado. Para reconhecê-lo, os cientistas do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, analisaram o comprimento de onda de substâncias presentes na Nebulosa de Órion, o berçário de estrelas mais próximo da Terra, a mais de 1.300 anos-luz de distância.
Os astrônomos encontraram, então, uma espécie de assinatura típica das moléculas de oxigênio. A técnica utilizada pelos cientistas poderá servir para identificar outras regiões no universo ricas em gás oxigênio. As moléculas de oxigênio foram detectadas no gelo que envolve pequenas partículas espaciais. Os especialistas acreditam que as moléculas tenham se formado depois que a luz das estrelas aqueceu as partículas, liberando água e oxigênio no processo.
O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no universo. Os cientistas acreditam que sua forma molecular seja comum no espaço – da atmosfera terrestre, ela representa cerca de 20%. O próximo passo dos cientistas será procurar pelas moléculas de oxigênio em outras regiões onde estrelas são formadas.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
ApexBrasil reúne investidores e governos em fórum no Itamaraty
Como a Suvinil tem reciclado o resto de tinta que você não usa
Bastidores da produção sustentável do cacau viram série no Globoplay com Rodrigo Hilbert
Conheça o G10, conselho que reúne as maiores administradoras de condomínio de São Paulo
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.