Astrônomos descobrem 16 Super Terras fora do Sistema Solar

Observatório europeu anunciou também a descoberta de 50 novos exoplanetas; um deles é "potencialmente habitável"

São Paulo – Astrônomos europeus anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de 50 novos planetas fora do Sistema Solar, incluindo 16 das chamadas Super Terras – planetas com características semelhantes à Terra e massa até dez vezes maior. Uma dessas ‘Terras’ é potencialmente habitável.

A existência dos exoplanetas foi anunciada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), mas os dados são dos HARPS, um espectrógrafo instalado no observatório de La Silla, no deserto do Atacama, Chile. Nos últimos oito anos, o telescópio de alta precisão ajudou a descobrir 150 novos planetas.

O provável gêmeo da Terra, por enquanto chamado HD 85512 b, é um planeta com massa 3,6 vezes maior que a nossa. Por ser próximo da estrela da qual orbita, a possiblidade de presença de água e atmosfera –  condições essenciais à vida –  é alta. A temperatura do planeta foi calculada em 25 graus Celsius, enquanto a distância da Terra é de aproximadamente 35 anos-luz.

Agora, o HARPS está sendo preparado para procurar planetas rochosos que possam suportar vida. Dez estrelas próximas semelhantes ao Sol foram selecionadas para um novo rastreio.

De acordo com os cientistas do ESO, esses planetas estarão entre os alvos principais dos futuros telescópios espaciais, que procurarão sinais de vida nas atmosferas dos planetas, como evidência de oxigênio.