- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Astrônomos amadores ajudam NASA a caçar asteroides
Agência espacial norte-americana fez um pedido ano passado aos cientistas amadores e ofereceu um prêmio de 55 mil dólares
Modo escuro
A NASA pediu a ajuda e astrônomos amadores responderam criando um aplicativo que auxilia na identificação de asteroides (HO/AFP)
Publicado em 17 de março de 2015 às, 09h00.
Washington - A NASA pediu a ajuda das pessoas, e astrônomos amadores responderam criando um aplicativo que auxilia na identificação de asteroides, entre eles alguns que poderiam ameaçar a Terra.
A agência espacial norte-americana fez um pedido ano passado aos cientistas amadores, que chamou de "The Asteroid Data Hunter Challenge" (o desafio de caça de informações sobre asteroides), e ofereceu um prêmio de 55.000 dólares (cerca de R$ 178.000).
A fórmula vencedora foi um programa informático que pode ajudar a identificar muito mais asteroides do que é possível atualmente, afirmou a NASA.
"A análise das imagens do cinturão de asteroides de nosso Sistema Solar, entre Marte e Júpiter, usando um determinado algoritmo, mostrou um aumento de 15% na identificação positiva de novos asteroides", explicou a agência espacial em comunicado.
O concurso ofereceu aos cientistas a oportunidade de melhorar os algoritmos usados para descobrir asteroides nas imagens capturadas pelos telescópios.
O novo algoritmo permite aos astrônomos usar computadores para controlar autonomamente as imagens que merecem um acompanhamento, o que leva a identificar mais astros do que era possível antes.
"O desafio da caça de dados de asteroides foi mais bem sucedido do que a gente esperava", disse Jason Kessler, executivo do programa da NASA destinado à busca destes corpos celestes.
Mais lidas em Ciência
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.