São Paulo - O iPad pode ser o mais novo agente causador de reações alérgicas. Tudo por conta de seu revestimento externo, que contaria com níquel em sua composição.
A presença do metal no gadget da Apple teria detonado uma reação alérgica num garoto de 11 anos de San Diego, nos EUA.
Após usar o iPad todo dia por um tempo prolongado, ele apresentou erupções em sua pele - o que motivou um estudo divulgado recentemente pela Pediatrics, uma importante publicação de medicina e ciência.
"Discutimos aqui a dermatite alérgica causada por contato com iPad entre crianças para destacar uma fonte potencial de exposição de níquel", afirma o resumo do artigo - assinado pela equipe da médica Sharon Jacob, especialista em dermatologia que acompanhou o caso.
Níquel
De acordo com Sharon, o iPad que gerou a reação alérgica no garoto foi comprado por sua família em 2010. Após identificarem que o menino tinha alergia a níquel, os médicos fizeram testes que detectaram a presença de níquel no revestimento externo do gadget.
Porém, a Apple não confirmou se o metal está ou não na composição da parte de fora do iPad.
Embora não representem risco de vida, as erupções são desconfortáveis e exigem um tratamento à base de antibióticos e outras substâncias em caso de infecção.
Segundo Sharon, seu paciente chegou a perder aulas por conta do problema - que só foi atenuado com o uso de uma capa protetora na parte externa do iPad.
A médica afirma, ainda, que o número de crianças americanas com alergia a níquel vem aumentando. Entre aquelas que fazem testes para diagnosticar alergias (que são uma parte pequena da população), o percentual de casos em que esse metal é apontado como causa pulou de 17% para 25% nos últimos 10 anos.
Para ela, isso pode resultar tanto do diagnóstico mais preciso do problema como de uma maior incidência de casos em função do crescimento do uso de dispositivos eletrônicos que contam com níquel em sua composição.
-
1. iOS 8
zoom_out_map
1/22 (Divulgação)
São Paulo -- Mensagens com áudio e vídeo, um app para cuidar da saúde e notificações interativas estão entre as muitas novidades do
iOS 8. A nova edição do sistema do iPhone e do iPad foi anunciada nesta semana, na abertura da conferência WWDC, e deve ser liberada para os usuários em setembro. Veja o que ela traz de bom.
-
2. Câmera
zoom_out_map
2/22 (EXAME.com)
A câmera do iOS 8 tem um modo que captura fotos a intervalos fixos e depois monta um vídeo com a sequência. É a técnica conhecida como lapso de tempo (ou “time lapse”). Além disso, a câmera permite ajustar o ponto de foco e aquele onde é feita a fotometragem separadamente, algo que deve agradar aos fotógrafos mais cuidadosos.
-
3. Fotos
zoom_out_map
3/22 (Divulgação)
O app Fotos ganhou filtros, mecanismo de busca, sincronização de 100% das fotos pelo iCloud (desde que o usuário tenha espaço suficiente em sua conta), novos ajustes e uma função que recorta e endireita a imagem automaticamente.
-
4. Saúde
zoom_out_map
4/22 (Divulgação)
Uma das novidades mais esperadas do iOS 8 é o novo app Health (que poderá se chamar Saúde em português). Ele monitora a saúde, o sono e as atividades físicas do usuário. É provável que funcione em conjunto com o iWatch, o futuro relógio inteligente da Apple. Além disso, a Apple lançou uma ferramenta para desenvolvedores, o Healthkit, que vai permitir o envio de informações ao médico que cuida da pessoa.
-
5. Mensagens
zoom_out_map
5/22 (Divulgação)
A Apple resolveu reagir ao avanço do WhatsApp e de outros apps de mensagens copiando alguns recursos deles. O app Mensagens do iOS 8 permite o envio de vídeos e gravações de áudio. Ele também mostra os rostos dos contatos, como faz o Facebook Messenger. Pode, ainda, apagar as mensagens depois de lidas, no estilo do Snapchat.
-
6. Notificações
zoom_out_map
6/22 (Divulgação)
A central de notificações do iOS 8 é interativa. Se uma mensagem de texto aparece nela, você pode responder lá mesmo. Se chegou um e-mail indesejado, você pode apagá-lo sem ter de abrir o app de e-mail.
-
7. Contatos
zoom_out_map
7/22 (Divulgação)
Ao pressionar duas vezes o botão Home, aparece uma lista de contatos com quem o usuário se comunicou recentemente. Ela é exibida acima das imagens de apps recém abertos.
-
8. Busca
zoom_out_map
8/22 (Divulgação)
O mecanismo de busca Spotlight passará a buscar itens também na internet. Ele vai pesquisar apps na App Store, artigos na Wikipedia, notícias e outros conteúdos online. E vai funcionar tanto na tela de busca do iOS como no browser Safari.
-
9. Compartilhamento familiar
zoom_out_map
9/22 (Divulgação)
Apps, músicas e filmes comprados na loja iTunes poderão ser compartilhados com outras pessoas da família em até seis dispositivos. Se um dos filhos quiser comprar um joguinho com a conta do pai, terá de pedir autorização a ele.
-
10. Calendário da família
zoom_out_map
10/22 (Divulgação)
O iOS 8 permite compartilhar calendário e álbum de fotos entre os membros da família. Eles também podem compartilhar sua localização, que será vista com o app Buscar meu iPhone.
-
11. E-mail
zoom_out_map
11/22 (Divulgação)
A nova versão do app de e-mail do iOS aceita mais gestos para organização das mensagens. Na lista de mensagens, deslizando um item para o lado é possível marcá-lo como lido, destacá-lo como importante ou apagá-lo, entre outras ações.
-
12. Safari
zoom_out_map
12/22 (Divulgação)
No iPad, o browser Safari ganhou um modo em que as abas abertas são exibidas como miniaturas numa única página. Além disso, os favoritos podem ser vistos numa coluna à esquerda da página.
-
13. Hotspot instantâneo
zoom_out_map
13/22 (Divulgação)
O iOS já tem um recurso que permite usar um iPhone para conectar um iPad ou outro dispositivo à internet via rede celular. No iOS 8, o acionamento desse hotspot pessoal ficou mais fácil. O iPhone aparece na lista de redes disponíveis para o iPad. E o iOS 8 desliga a conexão para poupar bateria quando ela não está sendo usada.
-
14. iCloud Drive
zoom_out_map
14/22 (Divulgação)
A Apple está expandindo as funções do iCloud. O serviço de armazenamento na nuvem terá um gerenciador de arquivos e vai ficar mais parecido com Dropbox e outros rivais. O acesso será possível via iPhone, iPad, Mac e PCs com Windows, com sincronização de arquivos entre todos eles.
-
15. Handoff
zoom_out_map
15/22 (Divulgação)
Outra novidade do iCloud é o Handoff, uma sincronização rápida de aplicativos. É mais fácil descrevê-lo com um exemplo: você começa a escrever um e-mail no iPhone e pode continuar digitando o mesmo e-mail no iPad ou no Mac, prosseguindo do ponto onde havia parado. Isso também vale para outros apps.
-
16. Touch ID
zoom_out_map
16/22 (Apple)
A Apple vai permitir que apps criados por outras empresas usem o sensor de impressões digitais Touch ID (presente, por enquanto, apenas no iPhone 5s). Assim, o usuário vai poder se identificar nesses apps sem digitar senha e sem usar a autenticação via Facebook.
-
17. Viva voz
zoom_out_map
17/22 (Divulgação)
O Mac pode, agora, funcionar como uma espécie de dispositivo viva voz para o iPhone. Com os dois aparelhos conectados, o usuário pode receber e iniciar chamadas telefônicas na tela do Mac.
-
18. Teclado
zoom_out_map
18/22 (Divulgação)
A Apple também vai permitir que outras empresas criem teclados para o iOS, como acontece com o Android. Além disso, o teclado nativo do iOS 8 traz um sistema que prevê o que o usuário vai digitar e faz sugestões melhores para completar as palavras. Esse recurso vai funcionar em português.
-
19. Empresas
zoom_out_map
19/22 (Divulgação)
A Apple reforçou as funções de gerenciamento e segurança do iOS. O objetivo é tornar o iPhone e o iPad mais palatáveis às empresas. Ficou mais fácil, por exemplo, uma empresa distribuir documentos a dispositivos móveis a partir do servidor corporativo.
-
20. Jogos
zoom_out_map
20/22 (Divulgação)
Junto com o iOS 8, a Apple anunciou uma longa lista de ferramentas para desenvolvedores. Entre elas, está um novo mecanismo de gráficos 3D, o Metal. Ele deve tornar os jogos para iOS ainda mais elaborados. Além disso, os aplicativos terão acesso a mais funções nativas do sistema, o que deve resultar em uma nova safra de apps inovadores.
-
21. Swift
zoom_out_map
21/22 (Divulgação)
A Apple criou uma nova linguagem de programação, a Swift. Ela é mais simples que a linguagem Objective-C, usada atualmente na criação de apps para o iOS, e deve substituí-la com o tempo. Com a simplificação, mais gente pode se animar a desenvolver apps para o iPhone e o iPad.
-
22. Agora veja nossa seleção semanal de apps para smartphones e tablets:
zoom_out_map
22/22 (Facebook/Sony)