Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Reino Unido cria força-tarefa e pretende lançar moeda digital nacional

Apelidada de "britcoin", criptomoeda britânica ainda não tem data de lançamento, mas autoridades do Reino Unido querem estar na linha de frente das CBDCs

Modo escuro

 (metamorworks/Getty Images)

(metamorworks/Getty Images)

G
Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 19 de abril de 2021 às, 15h37.

Última atualização em 19 de abril de 2021 às, 15h48.

O Banco da Inglaterra e o Ministério das Finanças britânico anunciaram nesta segunda-feira, 19, a criação de uma força-tarefa em conjunto para coordenar o desenvolvimento de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês). O lançamento da criptomoeda britânica ainda não tem previsão de data.

Já apelidada de "britcoin", a CBDC britânica não pretende substituir o dinheiro físico ou sistema bancário atual, mas sim coexistir com eles, afirma comunicado do banco central local emitido nesta segunda. "A CBDC seria uma nova forma de dinheiro digital, emitida pelo Banco da Inglaterra e usada por pessoas e empresas", diz o texto.

De acordo com o documento, as autoridades britânicas ainda não estão decididas pelo lançamento da CBDC, e a criação da força-tarefa visa justamente avaliar a sua necessidade: "O governo e o Banco da Inglaterra ainda não tomaram uma decisãosobre sobre a introdução de uma CBDC no Reino Unido, e se envolverá amplamente com as partes interessadas para analisar os benefícios, riscos e aspectos práticos de fazê-lo".

Ainda segundo o comunicado, a força-tarefa terá como objetivo "garantir que uma abordagem estratégica seja adotada entre as autoridades do Reino Unido", coordenando estudos de oportunidades e casos de uso para uma CBDC, avaliar os requisitos técnicos para a moeda digital e monitorar o desenvolvimento do projeto para garantir que o Reino Unido esteja "na linha de frente da inovação global".

Além da força-tarefa em conjunto com o Ministério das Finanças, o Banco da Inglaterra anunciou também a criação de um departamento interno exclusivo para estudar e desenvolver o projeto da CBDC britânica.

O Reino Unido se junta às outras grandes economias que já desenvolvem projetos de moedas nacionais digitais, como China, Estados Unidos, Rússia e Japão. Com exceção do primeiro, os outros países ainda estão em fases iniciais de estudos e desenvolvimentos. O Brasil também tem um projeto para criar o seu real digital, que, segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, "está avançando e em breve terá novidades".

Últimas Notícias

ver mais
Banco Central cria grupo de trabalho sobre tokenização de ativos financeiros em blockchain
CBDCs e moedas privadas

Banco Central cria grupo de trabalho sobre tokenização de ativos financeiros em blockchain

Há 9 meses
Presidente do Fed diz que dólar digital vai tornar criptomoedas obsoletas
CBDCs e moedas privadas

Presidente do Fed diz que dólar digital vai tornar criptomoedas obsoletas

Há 2 anos
Banco Central Europeu acelera projeto para lançamento de euro digital
CBDCs e moedas privadas

Banco Central Europeu acelera projeto para lançamento de euro digital

Há 2 anos
BC promove debates e palestras para discutir lançamento do real digital
CBDCs e moedas privadas

BC promove debates e palestras para discutir lançamento do real digital

Há 2 anos
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais