Vinhos laranjas: como são produzidos e o que dá a tonalidade âmbar?

Com curadoria de Philippe de Nicolay Rothschild, e-commerce Edega traz vinhos laranjas para o país
 (Getty Images/gregory lee)
(Getty Images/gregory lee)
Por Julia StorchPublicado em 24/05/2022 10:46 | Última atualização em 24/05/2022 10:46Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Não tão comuns nas adegas, os vinhos laranjas são feitos com uvas brancas e a coloração âmbar aparece devido às técnicas de maceração e fermentação da fruta. Um dos rótulos presentes na Edega é o vinho chileno Attilio & Mochi Amber 2019, da vinícola de Marco Attilio.

"Marco Attilio mostrou todo o seu talento na produção de um vinho laranja com bastante equilíbrio, corpo e complexidade. Esse é um vinho que já foi premiado como vinho revelação pelo Guia Descorchados e continua com ótimas pontuações", comenta Philippe de Nicolay Rothschild.

A produção é limitada, foram produzidas apenas 1.378 garrafas em 2019. "Por sorte, conseguimos algumas garrafas que já são apreciadas em diversos mercados do mundo. Como o vinho não é filtrado, ele pode apresentar uma certa turbidez, inclusive, você pode fazer uma decantação prévia ou misturar os sedimentos antes de servir na sua taça. O Amber apresenta uma complexidade aromática varietal que impressiona e, à medida que evolui na taça, o vinho ganha mais aromas e sabores. Por ser um vinho versátil, ele pode ser bebido como um branco encorpado ou um tinto leve".

A safra 2019 é uma blend de Roussanne, Viognier e Sauvignon Blanc e harmoniza com massas com trufas brancas, atum selado com vegetais grelhados, um cordeiro temperado e paella.

"A Roussanne tem uma linda cor de cobre dourado, e é a cor que mais colabora com a coloração Âmbar do vinho. Viognier e Sauvignon foram colhidos em março, enquanto Roussanne em maio. O vinho envelheceu por 18 meses, aproximadamente 60% em barris novos. O vinho é engarrafado sem estabilizar e sem filtragem. Esse vinho é propenso a formar cristais no fundo da garrafa" comenta Rothschild.

Em parceria com a EXAME, a Edega oferece descontos exclusivos aos leitores, mesmo para os não associados ao clube da marca. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Attilio & Mochi Amber 2019, por 277,20 reais. (Edega/Divulgação)

Confira a sugestão da Edega: 

Veja Também

As vinícolas brasileiras e a agenda ESG
Revista Exame
Há um dia • 2 min de leitura

As vinícolas brasileiras e a agenda ESG

Por que alguns vinhos precisam de anos de guarda?
Casual
Há 4 dias • 2 min de leitura

Por que alguns vinhos precisam de anos de guarda?

Os vinhos brancos que melhor harmonizam com queijos
Casual
Há uma semana • 2 min de leitura

Os vinhos brancos que melhor harmonizam com queijos

O casal de brasileiros que produz raros vinhos no Chile
Casual
Há 2 semanas • 2 min de leitura

O casal de brasileiros que produz raros vinhos no Chile