Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Com três temporadas de enorme sucesso e muitos prêmios conquistados, Ted Lasso chega ao fim nesta quarta-feira, 31, deixando uma legião de fãs e “torcedores” órfãos da trajetória do AFC Richmond (clube de futebol fictício, pano de fundo da série). O folhetim conta a história de um treinador de futebol americano, que, de forma surpreendente e sem nenhuma experiência com o esporte bretão, assume um time da Premier League, um dos principais campeonatos de futebol do mundo.

A série da Apple TV foi inspirada em alguns comerciais de TV de 2013, criado para promover a transmissão da Premier League nos Estados Unidos, rendendo três temporadas com 34 episódios — sendo o último disponibilizado nesta quarta — e acumulando premiações. Entre as principais conquistas, o seriado faturou o Emmy e o Critics Choice Awards de melhor série de comédia. Jason Sudeikis, que interpreta o protagonista que dá nome ao programa, já levou todos os principais prêmios de melhor ator pelo seu papel na série.

“A atmosfera que o programa cria leva o telespectador para dentro de um clube da Premier League, com um ótimo toque de humor e sátira de personagens comuns dentro do futebol em todos os níveis. Não à toa, figuras importantes como Pep Guardiola e Thierry Henry toparam participar de episódios. Isso trouxe muita força para a marca, que assegurou parcerias importantes no mercado”, analisa Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

O sucesso da série foi tamanho que não se restringiu à plataforma de streaming. A EA disponibilizou a equipe do Richmond em seu videogame, o "FIFA 23", com todos os jogadores que fazem parte do clube, além do próprio treinador Lasso para serem utilizados em diversos modos, com caracterizações físicas e faciais, uniforme oficial e estádio.

A Nike também aproveitou o sucesso da série e colocou à venda os uniformes do clube londrino fictício. A própria Premier League viu na série uma oportunidade de promover o seu produto e firmou um acordo de licenciamento que envolve o uso de uniformes oficiais e do logotipo da competição na terceira temporada. Por fim, a Airbnb, em parceria com a Warner Bros., disponibilizou na plataforma o bar favorito do personagem principal para estadia, como uma ação de marketing para promover a terceira temporada do seriado.

“A série conquistou rapidamente os fanáticos pelo futebol. Mas foi além. Esse intercâmbio de Ted e o choque de cultura entre Estados Unidos e Inglaterra abriu muitas portas no mercado americano. A série termina agora, mas continua muito forte comercialmente e deverá render outras parcerias”, explica Ivan Martinho, Presidente da WSL na América Latina e professor de marketing esportivo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Ficção e realidade dançam ao decorrer das temporadas com menção para livros clássicos e destaque para o futebol holandês, por exemplo. E ainda há quem diga que Roy Kent, um dos personagens mais marcantes, é uma versão de Roy Keane, volante lendário do Manchester United. Jamie Tartt lembra Jack Grealish, contratação caríssima do Manchester City. E Zava é claramente uma referência a Zlatan Ibrahimovic. O City, assim como no futebol real, é referência e concorrente do Richmond pelo título. A equipe de Guardiola, fora das telas, já venceu a Premier League, está na final da Copa da Inglaterra e, segundo algumas casas de apostas, como PlayGreen, Esportes da Sorte, Odds&Scouts e Galera.bet, também é favorito à conquista da Champions League diante da Inter de Milão, no próximo dia 10.

Influência da cultura pop no esporte e comportamento

Não é de hoje que a cultura pop influencia e determina algumas tendências na prática esportiva e no consumo e comportamento em geral. O primeiro grande exemplo desse movimento aconteceu no fim dos anos 1970, com o aumento de praticantes de boxe entre jovens que assistiram filmes como "Rocky" e "Touro Indomável".

Recentemente, a seleção japonesa masculina de vôlei chamou a atenção do mundo pela forma como a equipe evoluiu. Além do incentivo à prática esportiva, que é cultural na sociedade japonesa, um dos principais responsáveis pela criação dessa geração é um mangá/anime sobre o esporte chamado Haikyuu. Muitos apontam a obra como um dos principais elementos para o "resgate" do esporte no país.

O mesmo Japão surpreendeu o planeta ao passar em primeiro lugar em seu grupo e batendo duas campeãs do mundo (Alemanha e Espanha) na última edição da Copa do Mundo de futebol. Obras como os mangás Captain Tsubasa (ou Supercampeões, como é conhecido aqui no Brasil) e o fenômeno de audiência Blue Lock são apontados por muitos como os responsáveis pelo aumento do interesse entre os jovens japoneses a praticarem o esporte.

As relações entre ficção e realidade também influenciam no marketing e consumo. O próprio criador de Blue Lock, Muneyuki Kaneshiro firmou uma parceria com a Adidas e utilizou a capa de um de seus capítulos para apresentar ao mundo o uniforme que os samurais azuis usariam no Qatar.

Assim como "Ted Lasso", outras obras ficcionais de sucesso despertaram o interesse de consumidores do mundo real. A série mexicana da Netflix “Club de Cuervos" aproveitou o sucesso na plataforma de streaming e disponibilizou à venda para o público os uniformes da equipe e bonés feitos pela New Era. No Brasil, as camisas oficiais do Tabajara Futebol Clube, time de futebol criado pelo humorístico "Casseta & Planeta" e do Divino FC, original da novela "Avenida Brasil", foram exemplos de produtos que ultrapassaram o limite de sucesso das telas e despertaram o interesse pelo consumo.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
5 séries e documentários nacionais do Globoplay para assistir
Casual

5 séries e documentários nacionais do Globoplay para assistir

Há 15 horas
Primavera chegou: 8 restaurantes em São Paulo com a cara da estação
Casual

Primavera chegou: 8 restaurantes em São Paulo com a cara da estação

Há 17 horas
As 10 principais dúvidas sobre churrasco respondidas por especialista
Casual

As 10 principais dúvidas sobre churrasco respondidas por especialista

Há 17 horas
Dia do Sorvete: 3 receitas simples de picolé com frutas para se refrescar
Casual

Dia do Sorvete: 3 receitas simples de picolé com frutas para se refrescar

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais