Skincare além dos cremes: saiba quais alimentos são ideais para uma pele saudável

Mônica Symphoroso, nutricionista que atende pelo GetNinjas, indica quais alimentos intensificam a saúde da pele

Muito se fala de skincare. Cremes para limpar, hidratar e tonificar a pele fazem parte da rotina de muitas pessoas. Durante o verão, a proteção solar se faz ainda mais necessária, assim como a hidratação. Porém, muitos se enganam que os cuidados com a pele se tratam apenas de cremes e limpeza, a alimentação (e ingestão de água) são grandes fatores para uma cútis saudável. 

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

Desde 2019, a busca pelo termo skincare vem crescendo, no ano passado a pesquisa atingiu o ápice no Google. Muitos resultados dessas pesquisas já são conhecidos, como a rotina de cuidados, quais produtos utilizar à noite e durante o dia. Porém, a alimentação é uma forte aliada. A nutricionista Mônica Symphoroso, da plataforma GetNinjas, selecionou alguns alimentos que mantêm a pele nutrida e são ótimos para serem consumidos no verão.

Gelatina incolor
A gelatina incolor pode ser feita com suco de frutas natural, e ser uma opção de sobremesa refrescante e saudável. Além disso, é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme. “O consumo da gelatina, somada a uma alimentação saudável, diminui os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces”, explica a nutricionista.

Aveia
Ter uma saúde intestinal adequada é importante, pois caso contrário, o corpo todo é impactado, inclusive a pele. “Se a pessoa não tiver um intestino que funciona diariamente, há uma absorção de toxinas que influenciam na pele e na saúde como um todo”, explica Mônica. Além disso, a profissional pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes que consequentemente, farão bem à pele. A solução é adotar o consumo de fibras, como a aveia, além de consumir bastante água.

Cenoura
Muitos sabem que comer cenoura auxilia no bronzeamento ao Sol. Isso acontece devido à concentração de betacaroteno presente na cenoura. “Tal substância contribui para a produção de melanina e age como refletor de raios UVA e UVB, protegendo a pele”, explica Mônica.

vip nutri Além de água, frutas, folhas e legumes são benéficos para a saúde da pele.

Além de água, frutas, folhas e legumes são benéficos para a saúde da pele. (Arte/Exame)

Espinafre
Conhecido pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. No caso de acne, a vitamina A presente no vegetal diminui a produção de sebo facial, o que resulta na queda de inflamações. “Por conta da vitamina K e de ácido fólico, o alimento melhora o aspecto da pele e minimiza manchas como contusões e olheiras”. Para a nutricionista, o ideal é que o espinafre seja consumido cru para que os nutrientes não se percam no cozimento.

Tomate
Ao citar o tomate, Mônica o descreve como “protetor dos radicais livres”, isso por conta do licopeno. A substância antioxidante é a responsável pela coloração avermelhada da fruta e retarda o aparecimento de rugas e manchas, além de agir como protetor solar natural, mas é claro, o filtro solar ainda precisa ser utilizado.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.