- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Profissionais com mais de 45 anos preferem o formato de trabalho presencial, aponta estudo
Para os mais experientes, estabilidade e convívio é sinônimo de qualidade de vida. Para os mais jovens, trabalho precisa estar alinhado com autonomia e liberdade
Modo escuro
Aline Tieppo, da Sodexo: Apesar de formatos de trabalho totalmente virtuais ou híbridos serem a preferência da maioria dos trabalhadores (58%), a maior parte ainda trabalha 100% presencial (81%) (Getty Images/Divulgação)

Publicado em 28 de julho de 2023 às, 12h00.
Última atualização em 28 de julho de 2023 às, 13h10.
Profissionais de 45 anos ou mais preferem o trabalho presencial, segundo pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, que a partir de agosto será Pluxee.
O estudo indicou que de 42% das pessoas que preferem o trabalho presencial, 59% têm 45 anos ou mais. O modelo foi apontado como vantajoso por conta da melhoria da produtividade, convívio com os colegas e estabilidade (de local, horários e pessoas).
Em contrapartida, os mais jovens aparecem com a opinião contrária. Dos 52% que mudariam de emprego em busca de formatos de trabalho mais adequados, 61% têm de 18 a 21 anos. Essa mesma faixa etária ocupa 14% dos 9% que preferem o modelo anywhere office, alegando a autonomia como uma vantagem.
“A análise que fizemos dos dados da pesquisa reforça como temos observado a qualidade de vida e qual é o valor dela para diferentes pessoas. Profissionais acima de 45 anos entendem que qualidade de vida significa estabilidade, previsibilidade. Para os mais jovens, o valor de qualidade de vida se traduz em autonomia, liberdade”, comenta Aline Tieppo, gerente executiva de Branding e Comunicação Integrada da Pluxee.
A pesquisa, que escutou 945 trabalhadores brasileiros em novembro de 2022, também mostra que, apesar de formatos de trabalho totalmente virtuais ou híbridos serem a preferência da maioria dos trabalhadores (58%), a maior parte ainda trabalha 100% presencial (81%), sendo este é um ponto de atenção para as empresas que buscam não apenas atrair, como engajar e reter seus talentos.
“Considerando um cenário de trabalho intergeracional, as empresas têm oportunidade para entender e abranger, dentro das suas culturas, as diferentes perspectivas dos seus funcionários. Ao mesmo tempo, podem impulsionar políticas e ações para uma maior produtividade do negócio e um maior engajamento interno”, diz Tieppo.
Créditos
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.