Portugal inaugura a maior ponte para pedestres do mundo; veja fotos

A ponte conta com 516 metros, ultrapassando o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços

Portugal inaugurou nesta quinta-feira, 29, a maior ponte para pedestres suspensa do mundo, 175 metros acima do Rio Paiva, na zona norte, e que com seus 516 metros ultrapassa o recorde estabelecido em 2017 pela passarela Charles Kuonen nos Alpes suíços.

A ponte atravessa um desfiladeiro de granito no município de Arouca e é constituída por 127 placas de aço com grades metálicas de 1,20 metro de largura, fixadas por cabos de aço a pilares em forma de "V" localizados em cada extremidade.

“Embora a construção da ponte tenha sido concluída há algum tempo, esta inauguração é importante porque nos permite retomar a nossa atividade turística”, disse a prefeita de Arouca, Margarida Belém, à AFPTV, elogiando um “atrativo fundamental” para a região.

Pessoas a atravessar pela primeira vez a Ponte de Arouca 516, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, em Arouca, norte de Portugal, a 29 de abril de 2021 Pessoas atravessam pela primeira vez a Ponte de Arouca 516, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, em Arouca, norte de Portugal, a 29 de abril de 2021

Pessoas atravessam pela primeira vez a Ponte de Arouca 516, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, em Arouca, norte de Portugal, a 29 de abril de 2021 (AFP/AFP)

Esta parte do Rio Paiva já possui uma ponte de madeira de 8 quilômetros que o leva para o vale. 

Antes da inauguração oficial no domingo e da ponte ser aberta aos turistas no dia seguinte, os moradores da região puderam descobrir antes de mais ninguém a estrutura, denominada "516 Arouca", alusiva à sua extensão recorde.

“Moro aqui e quando ouvi pela primeira vez sobre o projeto desta ponte, não acreditei muito. Mas hoje estou muito orgulhoso de estar aqui”, comentou um morador, Márcio Soares, que descreveu como uma “experiência única. "

“O aconselho a vir, embora que, assim como eu, tenha vertigens, devo admitir que não sofri nada”, disse outro morador, Rui Brandão.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.