Casual

Os melhores bares da Avenida Paulista, em São Paulo, segundo ranking EXAME Casual 2023

A seleção dos estabelecimentos foi feita por um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores de todo o país

Riviera: bar funciona 24 horas. (Riviera/Divulgação)

Riviera: bar funciona 24 horas. (Riviera/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Casual

Publicado em 9 de novembro de 2023 às 07h15.

Dos 100 Melhores Bares do Brasil eleitos por EXAME Casual em 2023, três estão -- ou a poucos metros -- da Avenida Paulista, em São Paulo. O ponto turístico da capital paulista reúne representantes da boa coquetelaria e do que há de melhor quando se fala em boteco para tomar uma cerveja. A seleção dos estabelecimentos foi feita por um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores de todo o país (veja a lista no final deste conteúdo).

Cada especialista apontou dez bares de sua preferência, sem ordem de importância. Todos os votos foram compilados e organizados nesta lista. Em caso de empate, a organização foi feita por ordem alfabética. É um guia para você, leitor, conhecer o que há de melhor no país. A lista também reconhece o trabalho de toda a cadeia, dos garçons aos empresários.

Os jurados também indicaram seu bartender de preferência, a estrela por trás dos balcões. Veja a lista completa abaixo. Aproveite também para conhecer os melhores bares de São Paulo e os melhores do Rio de Janeiro.


6º SubAstor

Drinque do SubAstor: carta assinada pelos bartenders Fábio La Pietra e Alex Sepulchro. (Bruno Geraldi/Divulgação)

Clássico é sempre um clássico. Aberto desde 2009, o SubAstor é um queridinho do público, em um ambiente cheio de mistério para vivenciar experiências únicas da mixologia. O irmão mais velho do ­SubAstor Bar do Cofre e o da unidade da Avenida Paulista é um speakeasy, ou seja, tudo muito secreto e escondido. Para acessar o bar, é preciso descer uma escada, depois de passar por dentro do ­Astor. A carta de drinques é assinada pelos bartenders Alex Sepulchro e Fábio La Pietra, que apresentam receitas cujo objetivo é mostrar a coquetelaria do Brasil para o mundo, combinando ingredientes nativos com técnicas internacionais.

Entre os muitos sucessos da casa que seguem essa linha estão os coquetéis Butiá Sour (46 reais) feito de gim, Lillet Blanc, butiá, xarope de coco, ácido cítrico, clara pasteurizada e pixuri — conhecida como noz-moscada brasileira —, e o Bijoux Caju (46 reais), apresentado em um copo produzido exclusivamente para a casa, feito de gim, vermute bianco Astor, licor Bizantino, fermentado de caju, lúpulo, orgeat, falernum e limão-taiti. Para além do balcão de bebidas, o bar tem opções para comer, como o Club Sandwich (65 reais), feito com salmão defumado, maionese de ­wasabi, ovo poché e avocado no brioche, e o sanduíche de carpaccio (39 reais). E, se o SubAstor estiver cheio, outra parte do bar pode se revelar atrás de uma cortina, com mais mesas e cadeiras.

Serviço: A unidade na Avenida Paulista tem entrada pela Alameda Min. Rocha Azevedo, 72, Bela Vista. Funciona quarta-feira das 18h à meia-noite; e de quinta a sábado das 18h à 1h.


19º The Punch Bar

Balcão do The Punch Bar: lugares restritos

Balcão do The Punch Bar: lugares restritos (The Punch Bar/Divulgação)

Inaugurado sem alarde em 2020, mantém-se fora dos holofotes, propositalmente, de lá para cá. A discrição, afinal, é um dos principais ingredientes do bar de coquetéis do nissei Ricardo Tooru Miyazaki. Acanhado e intimista, o estabelecimento fica escondido em uma pequena galeria próxima à Avenida Paulista, a mesma do restaurante japonês Kan Suke.

Resume-se a um balcão comprido e duas mesinhas. Por isso, reservas são indispensáveis — para dar conta da alta procura, Miyazaki estabeleceu dois turnos por noite. “É um pedacinho de Tóquio em São Paulo, com excelentes drinques clássicos e autorais”, resume Marcelo Cury, um dos maiores especialistas em coquetelaria do país.

Ex-executivo da Yamaha, Miyazaki é quem manuseia as coqueteleiras, enquanto papeia com a clientela. Uma de suas criações mais elogiadas é o drinque Kurobune, união de bourbon, shochu, licor de ameixa japonesa e vermute rosso. Variação do clássico Basil Smash, o Green Garden leva gim japonês, açúcar demerara, limão-siciliano e shissô macerado. O Dama da Noite junta cachaça branca, Lillet, licor Saint Germain, jerez e salmoura de alcaparrone e ganha um dash de absinto. Para equilibrar o álcool, há charcutaria e nada mais.

Serviço: Rua Manoel da Nóbrega, 76, Paraíso, São Paulo. Segunda a sábado das 18h à meia-noite.


94º Riviera

Drink do Riviera. Caju Amigo do Riviera Bar. (Divulgação/Divulgação)

O sucesso do Riviera é uma equação complexa, que vai muito além de uma única característica. Esse estabelecimento, situado no icônico edifício Anchieta, na esquina das avenidas Paulista e Consolação, é uma verdadeira instituição com 74 anos de história. O Riviera também se destaca por ser um dos raros lugares que nunca fecha, mantendo suas portas abertas 24 horas por dia. Seu cardápio é uma celebração de drinks, oferecendo desde os clássicos, como o Negroni (35 reais), até criações autorais, como o Úrsula (31 reais) com uma mistura de cachaça, horchata de arroz, açúcar orgânico e angostura. Na gastronomia, a sugestão é provar as pizzas, em especial a Laerte (44 reais), apresentando uma combinação de molho de tomate, abobrinha, gorgonzola, muçarela, parmesão, raspas de limão e manjericão. O Riviera é uma joia no cenário gastronômico de São Paulo, onde passado e presente se misturam harmoniosamente.

Serviço: Avenida Paulista, 2584, Consolação, São Paulo. Funcionamento: 24 horas.

Os 100 bares eleitos

Os finalistas apontados pelo júri da EXAME Casual se dividem entre dez cidades pelo país

1Tan TanSão Paulo
2SantanaSão Paulo
3The Liquor StoreSão Paulo
4NossoRio de Janeiro
5Caledonia Whisky & Co.São Paulo
6SubAstorSão Paulo
7Bar do CapinchoPorto Alegre
8MiniBar GemSalvador
9Cervejaria VielaBelo Horizonte
10Bar PirexBelo Horizonte
11Bar dos ArcosSão Paulo
11Boca de OuroSão Paulo
11Koya88São Paulo
11PiccoSão Paulo
15Bar da Dona OnçaSão Paulo
15GuaritaSão Paulo
15GuilhotinaSão Paulo
15MoelaSão Paulo
19BalcãoSão Paulo
19Cineclube CortinaSão Paulo
19FelSão Paulo
19NitSão Paulo
19RegôSão Paulo
19SeenSão Paulo
19The Punch BarSão Paulo
26ArpRio de Janeiro
26AstorSão Paulo
26Cachaçaria LamparinaBelo Horizonte
26Locale CaffèSão Paulo
26Ponto GinCuritiba
26QuartinhoRio de Janeiro
32Bar UrcaRio de Janeiro
32BagaceiraSão Paulo
32ChanchadaRio de Janeiro
32ContinentalCuritiba
32Gogo (Elena)Rio de Janeiro
32Liz Cocktails & Co.Rio de Janeiro
32Sede261São Paulo
32SylvesterSão Paulo
32TimbucaBelo Horizonte
32TrincaSão Paulo
42AbaruSão Paulo
42Adega PérolaRio de Janeiro
42Boteco RainhaRJ/SP
42Bottega 21São Paulo
42BrewtecoRio de Janeiro
42Cabernet ButiquimBelo Horizonte
42CajuSão Paulo
42Dōmo BarSão Paulo
42FechadoSão Paulo
42Galeto Sat’sRio de Janeiro
42GingerCuritiba
42JaguaraCuritiba
42Labuta MarRio de Janeiro
42LardoSão Paulo
42Mercadinho BicalhoBelo Horizonte
42Mykola Lab BarCuritiba
42Nicolau Bar da EsquinaBelo Horizonte
42Vasco da Gama, 1020Porto Alegre
60AgulhaPorto Alegre
60AnanãCuritiba
60Balbino & MartinsCuritiba
60Bar CentralRecife
60Bar da LoraBelo Horizonte
60Bar do Luiz FernandesSão Paulo
60Bar do Luiz NozoieSão Paulo
60Bar do MomoRio de Janeiro
60Bar do ZezéBelo Horizonte
60Borgo MoocaSão Paulo
60Bode CheirosoRio de Janeiro
60BracarenseRio de Janeiro
60Café e CanaSalvador
60Casa AlvoradaBelo Horizonte
60ClosSão Paulo
60EAP Empório Alto dos PinheirosSão Paulo
60Elevado BarSão Paulo
60FloraSão Paulo
60FlorestalBelo Horizonte
60Gran Bar BernaccaSão Paulo
60KotoriSão Paulo
60Le Jazz PetitSão Paulo
60Lemí GastrobarCuritiba
60Marinho AtlânticaRio de Janeiro
60MesaPorto Alegre
60MoemaBelo Horizonte
60ŌkinakiBelo Horizonte
60Olivos 657Porto Alegre
60PressPorto Alegre
60SambiquiraCuritiba
60São CristóvãoSão Paulo
60StuzziRio de Janeiro
60ToroGramado (RS)
60VianRio de Janeiro
94Altas GastrobarBrasília
94BarettoSão Paulo
94Cais Rooftop LoungeRecife
94Cascasse Il Mondo BarSão Paulo
94Moleskine GastrobarFortaleza
94Muamba BarBelém
94RivieraSão Paulo

Os jurados

Alessandra Carneiro (Agenda Carioca), Aline Gonçalves (jornalista), André Bezerra (Duo Gourmet), Andrea D‘Egmont (jornalista), Bruno Calixto (jornalista), Carlos Altman (Estado de Minas), Carolina Daher (revistaEncontro), Caroline Grimm (@carolinegrimm), Cecilia Padilha (@yeswecook), Celina Aquino (jornalEstado de Minas), Cesar Adames (jornalista), Daniel de Mesquita Benevides (Folha de S.Paulo), Daniel Salles (jornalista @dsallesn), Daniela Filomeno (CNN Viagem & Gastronomia), Danielle Dalla Valle Machado (Bom Gourmet), Diego Fabris (Wine Locals), Diogo Carvalho (Destemperados), Edi Souza (Folha de Pernambuco), Fabio Wright (Taste & Fly), Felipe Almeida (@almeida1984), Fernanda Meneguetti (jornalista), Flávia Schiochet (jornalista), Gabrielli Menezes (Nossa), Giba Amendola (O Estado de S. Paulo), Gilson Garrett Jr. (EXAME), Giulianna Iodice (Versatille), Isadora Bello Fornari (Prazeres da Mesa), Ivan Padilla (EXAME), Ju Nakad (@natripdaju), Júlia Storch (EXAME), Juliana Andrade (@viver_para_comer), Junior Ferraro (Azul), Jussara Voss (Gazeta do Povo), Keh Correia (@kehcorreia), Kelly Lobos (Burger Fest), Lela Zaniol (Destemperados), Lorena Martins (O Tempo), Luiza Fecarotta (CBN), Marcel Miwa (Gula), Marcelo Cury (@curym), Marcelo Katsuki (Folha de S.Paulo), Marcelo Sant’Iago (Top Cocktails), Marcos Nogueira (Folha de S.Paulo), Maria Eduarda Vétere (You Must Go), Mauricio Maia (O Estado de S. Paulo), Michel Berndt (@mix_o_logic), Miguel Icassatti (Gula), Nani Rodrigues (@nanirodrigues), Patricia Ferraz (rádio Eldorado), Rafael Tonon (Eater), Renata Araújo (You Must Go), Renata Mesquita (O Estado de S. Paulo), Ricardo Castilho (Prazeres da Mesa), Roberto Hirth (@robertohirth), Rosa Moraes (The World’s 50 Best Restaurants), Saulo Yassuda (Veja SP), Sergio Crusco (jornalista), Simone Pontes (PlumiNews), Tina Bini (CNN Viagem & Gastronomia), Vanessa Lins (Folha de Pernambuco).

Acompanhe tudo sobre:BaresGastronomia

Mais de Casual

Arquiteto viraliza no TikTok organizando ambientes com Feng Shui

Como esta mochila tradicional do Japão conta a história do país

A tecnologia por trás do tênis que promete mudar o mercado de corrida

Descontos de até 50% marcam novo cenário das marcas de luxo na China

Mais na Exame