Os 10 destinos brasileiros mais procurados para o inverno

Cidades litorâneas como Porto de Galinhas, Maragogi, Salvador e Fortaleza também estão entre os destinos mais procurados para fugir do frio
Campos do Jordão é o destino mais procurado para passar o inverno no Brasil. (Daniela Gama/Getty Images)
Campos do Jordão é o destino mais procurado para passar o inverno no Brasil. (Daniela Gama/Getty Images)
Por Júlia Storch e Fernanda Bastos Publicado em 19/05/2022 08:00 | Última atualização em 10/06/2022 13:55Tempo de Leitura: 7 min de leitura

No dia 21 de junho, começa oficialmente no Brasil a temporada de inverno. A estação também é o período de alta temporada para viagens no país. Com isso, o Booking.com realizou um levantamento para descobrir quais destinos domésticos estão na lista dos viajantes brasileiros para os meses de julho e agosto.

A lista revelou um equilíbrio entre destinos para curtir o frio e lugares para aproveitar o calor. Quem lidera o ranking é a cidade de Campos do Jordão (SP), famosa pelas baixas temperaturas e uma opção para quem deseja degustar de fondues, vinhos e chocolates.

Em segundo lugar, outro destino de inverno, uma das localidades apontadas como tendência para viajantes do mundo todo em 2022: Gramado, no Rio Grande do Sul. Completando o top 3 está o Rio de Janeiro (RJ), ideal para quem foge do clima gelado e quer curtir uma praia.

Cidades litorâneas como Porto de Galinhas, Maragogi, Salvador e Fortaleza também estão entre os destinos mais procurados para fugir do frio.

“Este levantamento, aliado a outras pesquisas e estudos que fazemos para entender o comportamento do viajante brasileiro, endossam nossa percepção de que o turismo vem se recuperando e demanda por viagens domésticas ainda seguirá como uma tendência nos próximos meses. Nós acreditamos em um período de férias de meio de ano bem movimentado", comenta Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.

As reservas na plataforma em todo o mundo em abril superavam os 15% comparado a este mesmo período de 2019, antes da pandemia, o que significaria um recorde para esta época do ano. Além da alta nas buscas, outra tendência identificada pela plataforma é a utilização dos dispositivos móveis no planejamento das viagens.

Confira abaixo a lista dos dez destinos mais procurados pelos brasileiros na plataforma:

1) Campos do Jordão (SP)

Restaurante da Baden Baden em Campos do Jordão

Rua com arquitetura típica em Campos do Jordão (SP) (Baden Baden/ Facebook/Divulgação)

O município é conhecido pelas suas baixas temperaturas e arquitetura com influência europeia. O local tem se tornado um bom destino para casais e o público jovem, além disso, Campos do Jordão é uma boa pedida para aqueles viajantes que amam contato com a natureza e para aqueles que amam compras. Existem opções para todos os públicos. Entre os passeios imperdíveis estão: o Morro do Elefante, o passeio de teleférico e o Parque Amantikir.

2) Gramado (RS)

Gramado, no Rio Grande do Sul

Gramado, no Rio Grande do Sul (RS) (Secretaria Estadual de Turismo/Divulgação)

Com muitas opções de hospedagens, Gramado é uma ótima pedida para aqueles que amam passear em trilhas. Para os visitantes que aproveitam mais as cidades, um ponto imperdível é visitar a rua Coberta – que é o centro comercial da cidade. Ali, é possível encontrar restaurantes e lojas para todos os gostos. Outra opção de passeio, principalmente para quem viajar em família é visitar o Mini Mundo, uma cidade em miniatura.

3) Rio de Janeiro (RJ)

Prefeitura do Rio zera internações por covid-19

Paisagem do Rio de Janeiro (RJ) (Christian Adams/Getty Images)

Por ser em julho, as praias de Copacabana e Ipanema podem não estar em temperatura ideal para banhistas, mas existem outros inúmeros passeios no Rio de Janeiro. Visitar o Pão de Açúcar é uma das alternativas – além da Escadaria Seláron, ir no Parque Lage e no Mirante Dona Marta. O Rio de Janeiro oferece inúmeros restaurantes e bares para quem quer curtir o lado gastronômico da cidade. E para quem gosta de arte, o Museu do Amanhã pode ser uma ótima pedida.

4) Monte Verde (MG)

Monte Verde (MG), para viajar a dois

Noite em Monte Verde (MG) (Leo Feltran / Guia Quatro Rodas/Reprodução)

Monte Verde é o destino para aqueles que gostam de aventura. A Trilha da Pedra Redonda, o Pico Selado e Trilha do Platô são algum dos exemplos de pontos turísticos que o viajante pode aproveitar durante a estadia. O Booking.com oferece pousadas e estalagens com muitas variações de preços. Monte Verde também conta como uma Escola de Falcoaria para os mais corajosos.

5) São Paulo (SP)

Ciclo faixa; Av Paulista; Domingo; sinais; pedestres

Av. Paulista, um cartão postal de São Paulo (SP) (Germano Lüders/Exame)

A megalópole é a junção de diversas culturas. Na cidade, você pode se hospedar em hotéis, flats e diversas opções. Para os que gostam de conhecer a cidade por passeios gastronômicos, São Paulo oferece opções desde churrasco até restaurantes especializados em culinária vegana. A cidade também oferece passeios em museus como o MASP, a Pinacoteca e o Museu da Imagem e Som, passeios imperdíveis.

6) Porto de Galinhas (PE)

Nordeste

Paisagem de Porto de Galinhas (PE) (gustavofrazao/Thinkstock)

Se o objetivo é descansar enquanto olha uma vista bonita, Porto de Galinhas é uma opção. Com diversas praias com águas cristalinas e calmas, Porto de Galinhas é um destino que agrada toda a família. Também é possível fazer passeio de buggy e conhecer o centrinho da cidade para fazer algumas compras. Observar o pôr do sol na praia pode ser o ponto alto do dia.

7) Caldas Novas (GO)

Parque aquático em Caldas Novas (GO) (Pablo Regino/MTur/Flickr)

Caldas Novas, em Goiás, conta com alguns parques aquáticos como o Water Park e o Diroma Acqua Park. O Parque Estadual Serra das Caldas é uma boa pedida para os viajantes que gostam de piscinas naturais e cachoeiras. Outros passeios que podem ser considerados imperdíveis são: Jardim Japonês, Monumento das Águas e o Parque das Fontes.

8) Maragogi (AL)

Maragogi (AL): conexão com a natureza (VW Pics/Getty Images)

Maragogi pode ser considerado um verdadeiro cartão postal das praias nordestinas. Com uma culinária típica e praias de cair o queixo, Maragogi pode ser uma ótima pedida para os viajantes jovens e famílias. Dentre as praias, estão: Praia de Maragogi, Praia de Burgalhau, Praia de Barra Grande. Além dos passeios marítimos, em Maragogi o turista pode fazer trilhas e visitar a Vila de Maragogi.

9) Salvador (BA)

SALVADOR, BRASIL - 15 DE AGOSTO: Uma rua vazia na Ladeira do Pelourinho em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19) em 15 de agosto de 2020 em Salvador, Brasil. A cidade de Salvador passou a amenizar a quarentena e o isolamento social. Lojas, bares e restaurantes foram gradativamente abrindo e retomando suas atividades. A Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) informou que a Bahia já ultrapassou 200 mil casos confirmados de COVID-19 e mais de 4.200 óbitos. Só na cidade de Salvador, mais de 2.000 pessoas morreram em decorrência do coronavírus. (Foto de Bruna Prado / Getty Images)

Ruas de Salvador (BA) (Bruna Prado/Getty Images)

Quando o assunto é a cidade baiana, Pelourinho é uma boa pedida para visitar – assim como o Mercado Modelo. Salvador é uma cidade histórica, então muitos dos passeios tem esse lado de resgate histórico da cidade, como o Forte da Barra e Praia da Barra. A Basílica do Senhor Bonfim é outro ponto que carrega muito do DNA baiano – além das diversas praias baianas.

10) Fortaleza (CE)

Praia Iracema em Fortaleza (CE) (Joao Carlos Medau/Wikimedia Commons)

Além das feirinhas e praias, Fortaleza é uma grande cidade brasileira. E sua movimentação, principalmente em momentos de férias coletivas como o de julho, torna o local um destino desejado pelos viajantes. É em Fortaleza que existe o Museu da Cachaça e é saindo da cidade que é possível visitar o Morro Branco, um cenário de areia vermelha apaixonante.