Membro fundador do Sugarhill Gang morre aos 57 anos

Henry 'Big Bank Hank' Jackson morreu depois de sofrer complicações renais, de acordo com reportagens
Henry 'Big Bank Hank' Jackson durante apresentação do Sugarhill Gang em Nova York (Scott Gries/Getty Images)
Henry 'Big Bank Hank' Jackson durante apresentação do Sugarhill Gang em Nova York (Scott Gries/Getty Images)
P
Patricia ReaneyPublicado em 11/11/2014 às 20:07.

Pioneiro do hip hop, Henry 'Big Bank Hank' Jackson, membro fundador do Sugarhill Gang, morreu nesta terça-feira aos 57 anos depois de lutar contra um câncer.

David Mallie, empresário do trio que teve o primeiro sucesso de hip hop da história, a canção "Rapper's Delight", em 1979, disse que Jackson morreu depois de sofrer complicações renais, de acordo com reportagens.

"Rapper's Delight" foi o primeiro single de rap a chegar à parada Top 40 dos Estados Unidos.

"Muito triste de saber da partida de nosso irmão. Nós três juntos fizemos história na música com o lançamento de 'Rapper's Delight'. Sempre nos lembraremos de como viajamos o mundo juntos e agitamos o pedaço. Descanse em paz, Big Bank", declararam Wonder Mike e Master Gee, os membros remanescentes do grupo, em um comunicado.

Fãs do rapper expressaram sua tristeza no Twitter.

"R.I.P. (Descanse em paz, na sigla em inglês), Big Bank Hank. Um terço da canção que tornou o hip hop possível. Obrigado por abrir a porta", tuitou o rapper Big Daddy Kane.

A revista Billboard descreveu "Rapper's Delight" como "um divisor de águas" e uma das canções de rap mais polêmicas de todos os tempos.