Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Inhotim e Clara Resorts se unem para construir hotéis no museu e oferecer “experiência única”

Grupo de hotelaria concluirá projeto paralisado e já prevê ampliação e segunda unidade no maior museu a céu aberto do mundo

Modo escuro

Taiza Krueder e Bernardo Paz: alinhamento de interesses para tirar projeto emblemático do papel. (Giselle Dietze/Divulgação)

Taiza Krueder e Bernardo Paz: alinhamento de interesses para tirar projeto emblemático do papel. (Giselle Dietze/Divulgação)

A pouco mais de 50 quilômetros de Belo Horizonte, Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo e uma joia cultural do Brasil. Mas tem um calcanhar de aquiles, apontado por boa parte dos até 5 mil visitantes que recebe por dia: acomodação. Falta ao museu um hotel à altura de sua relevância e do impacto que provoca em seus visitantes. Bom, faltava.

O grupo paulista Clara Resorts, dono de dois hotéis de luxo no interior de São Paulo, fechou um acordo de investimento com Inhotim para construir dois hotéis e um spa no complexo do museu até 2029. O plano de investimentos, segundo a EXAME apurou, é de centenas de milhões de reais para os próximos anos, com a ambição de fazer dos novos empreendimentos um complemento à altura do museu.

Os novos projetos nasceram de um relacionamento recente e de alinhamento imediato entre Bernardo Paz, criador de Inhotim, e Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts, e Jan Krueder, fundador do hotel que deu origem à companhia. “Tudo o que escolho para cá é pensado com muito cuidado, desde uma planta até uma obra. E com o hotel não poderia ser diferente”, diz Bernardo Paz. “O Clara Resorts é um grupo sólido, que vem desenvolvendo projetos magníficos. Desde o meu primeiro encontro com Taiza eu tive uma impressão excepcional dela e do seu trabalho”.

Este primeiro encontro aconteceu em abril deste ano, e as semanas seguintes destravaram projetos que estavam parados há anos.

Taiza conta que conheceu Inhotim há oito anos, quando visitou o museu e comprou uns posters que até hoje decoram o escritório de um de seus hotéis. Este ano, na SP Arte, conversou com Marina Toledo, relações públicas do instituto, e ficou sabendo do projeto de um hotel inacabado há oito anos dentro do museu.

Dias depois, visitou Inhotim e conheceu Bernardo Paz. Fechou o acordo não só para concluir o hotel que já estava 40% construído, como convenceu o empresário a comprar uma outra área para construir um segundo empreendimento. Em poucas horas conseguiu um acordo que dezenas de empresários e investidores tentavam há anos.

LEIA TAMBÉM:

“Somos experts em comprar o que ninguém consegue. Negociamos e pagamos a mais do que o avaliado, porque sabíamos que tinha o lado emocional envolvido, e queríamos deixar o Bernardo feliz”, diz.

Segundo Paz, o hotel é um passo importante para o futuro de Inhotim. “O que será construído fornecerá para o visitante uma experiência única, que ainda não existe no mundo. Acordar no meio de Inhotim é uma coisa inenarrável”, diz o empresário.

Os novos empreendimentos vêm, como lembra Paz, num momento de mudanças para Inhotim. Ano passado ele doou para o Instituto sua coleção de 330 obras e 23 galerias, além do terreno de 140 hectares onde está o museu. Também constituiu uma diretoria executiva, que tem como CEO Lucas Pessôa, que passou pelo Instituto Ricardo Brennand e pelo Masp, e Paula Azevedo como diretora vice-presidente. Formou ainda um conselho com nomes conhecidos do mercado, como Eugênio Mattar, Roberto Setubal e Rubens Menin.

“As doações, a formação do Conselho e outras decisões de institucionalização que venho tomando são maneiras de garantir a perenização deste projeto único para o futuro”, diz Paz.

Inhotim

Inhotim

O projeto

O Clara Resorts comprou uma área de 14 hectares, equivalente a 10% de Inhotim, além de uma área de 16 hectares em uma fazenda de Paz, vizinha ao museu. O primeiro projeto será concluir o hotel de 44 quartos, o que deve ficar pronto em setembro do ano que vem, junto com o festival gastronômico de Inhotim. Depois, o plano é construir um novo prédio com mais 100 quartos e um spa, cujos projetos serão escolhidos em concurso; mais para frente, construir um novo hotel, na fazenda vizinha ao museu.

Para o primeiro hotel, o plano é concluir o projeto original assinado pela arquiteta mineira Freusa Zechmeister, com bangalôs integrados à paisagem. “Bernardo e Freusa são dois grandes sonhadores. Vamos executar o projeto original, mas com atualizações e senso prático para que o sonho possa sair do papel. A ideia é curtir a jornada, erguer um hotel que transpire arte”, diz Taiza. Ela pretende aproveitar, por exemplo, as 44 banheiras esculpidas em pedra sabão, que já estão na propriedade.

O plano da empresária é levar para Inhotim a mesma visão de serviços de seus hotéis de São Paulo. “Somos para a família. Quero que crianças tenham contato com arte desde cedo. Queremos que as pessoas degustem Inhotim aos poucos”, diz.

Trabalho de Adriana Varejão em Inhotim.

O grupo Clara Resorts tem dois hotéis, em Ibiúna e Dourado, no interior de São Paulo, que somam 300 quartos. Em comum, reúnem instalações e serviço de alto padrão com atrações para toda a família. As instalações têm opções de hospedagem para casais com filhos, e o hotel oferece de berço a papinha para recém-nascidos.

Nos últimos anos, Taiza estava em busca de um terceiro investimento. Inhotim apareceu na hora certa. A ideia é não parar por aí. A empresária é filha de uma família que tinha uma rede de restaurantes, em São Paulo, e cresceu atendendo clientes. Estudou administração no Brasil e fez especialização na França, onde trabalhou em lugares como o emblemático hotel Plaza Athénée, em Paris.

Em Inhotim, o plano é ter hotéis boutique e de alto padrão que contem com doadores e patrocinadores para investir na comunidade e trazer artistas para as instalações. “Os projetos precisam ser cíclicos, sustentáveis”, diz. Assim como a arte.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
O melhor bar de Gramado, no RS, segundo ranking EXAME Casual 2023
Casual

O melhor bar de Gramado, no RS, segundo ranking EXAME Casual 2023

Há 10 horas

Seis lugares para se refrescar com cafés gelados em São Paulo
Casual

Seis lugares para se refrescar com cafés gelados em São Paulo

Há 13 horas

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana
Casual

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Há 18 horas

9 restaurantes brasileiros estão entre os 51 e 100 melhores da América Latina; conheça
Casual

9 restaurantes brasileiros estão entre os 51 e 100 melhores da América Latina; conheça

Há um dia

icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais