Grafiteiros colorem Brasília em contagem regressiva para a Copa

Cem grafiteiros do DF começaram hoje a colorir quase 2 quilômetros de tapumes em torno das obras do Estádio Nacional de Brasília, que sediará o evento
Artista grafita a área aos redor do estádio iniciando as comemorações da contagem regressiva para os mil dias que antecedem o começo da Copa (Marcello Casal Jr/ABr)
Artista grafita a área aos redor do estádio iniciando as comemorações da contagem regressiva para os mil dias que antecedem o começo da Copa (Marcello Casal Jr/ABr)
Por Da RedaçãoPublicado em 15/09/2011 15:03 | Última atualização em 15/09/2011 15:03Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Brasília – Cem grafiteiros de cidades do Distrito Federal começaram hoje (15) a colorir quase 2 quilômetros de tapumes em torno das obras do Estádio Nacional de Brasília, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014. A atividade marca a contagem regressiva dos mil dias até o Mundial. Cada grupo de grafiteiros terá 50 metros para retratar as impressões sobre o evento esportivo, a história da capital federal e o universo do futebol, com o tema Brasília e a Copa do Mundo de 2014.

Os desenhos nos tapumes serão transformados em cartões-postais. Segundo o coordenador da Central Única de Favelas (Cufa) do Distrito Federal (DF), Max Maciel, essa é uma oportunidade de os grafiteiros demonstrarem que fazem arte.

Para Mayron Ricarte, 20 anos, grafiteiro há três anos, a atividade também é uma forma de refletir a realidade das ruas e do hip hop. “Essa oportunidade que tenho de grafitar o tapume do estádio é única, com ela vou poder mostrar à sociedade que o grafite vem crescendo muito e levar para as pessoas a ideia de que a arte valoriza a cidade”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Juventude do Governo do Distrito Federal (GDF), Fernando Neto, o trabalho dos grafiteiros no início da contagem regressiva para a Copa do Mundo é uma maneira de deixar marcas na cidade. “Queremos registrar nossa história do futebol em forma de grafite e dar um grande presente para a cidade que é a arte,” disse. Neto acredita que a atividades que marcam a contagem regressiva para os Jogos vai fortalecer ainda mais Brasília para receber a partida de abertura da Copa.

O grande evento da contagem regressiva será amanhã (16) à noite. Artistas locais e nacionais se apresentarão no estacionamento do estádio, a partir das 18h.