Elon Musk nega doação após descobrir aposta de Bill Gates contra a Tesla

Mensagens vazadas mostram que Elon Musk recusou convite para "discutir filantropia" ao confirmar investimento contra Tesla: "Não posso levar sua filantropia a sério"
Troca de mensagens entre Bill Gates e Elon Musk foram vazadas e mostram desentendimento entre eles (Getty/Montagem/Getty Images)
Troca de mensagens entre Bill Gates e Elon Musk foram vazadas e mostram desentendimento entre eles (Getty/Montagem/Getty Images)
Por Da RedaçãoPublicado em 23/04/2022 19:47 | Última atualização em 23/04/2022 19:47Tempo de Leitura: 3 min de leitura

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, confirmou no fim desta semana que as imagens que reproduzem uma conversa sua com Bill Gates, que vazaram nos últimos dias, são reais. Na troca de mensagens, Musk se recusa a conversar sobre doações com o fundador da Microsoft por causa do seu investimento que aposta na queda do preço das ações da empresa de veículos elétricos.

A informação foi publicada no Twitter (veja abaixo), quando um usuário da rede social divulgou as imagens e, numa segunda publicação, marcou o perfil de Musk, perguntando se elas eram reais. As imagens sugerem que os "prints" da conversa foram tirados do celular do próprio Musk, já que são as suas mensagens que aparecem na cor verde.

Após uma curta troca de mensagens em que organizam um encontro, o homem mais rico do mundo é bastante direto: "Você ainda tem meio bilhão de dólares em posições vendidas da Tesla?". Bill Gates confirma: "Sinto dizer que ainda não as fechei", antes de completar que "gostaria de discutir possibilidades de filantropia".

A resposta de Elon Musk é ainda mais objetiva: "Desculpe, mas eu não posso levar a sua filantropia sobre mudanças climáticas a sério quando você tem uma posição massiva contra a Tesla, a empresa que mais tem buscado resolver as mudanças climáticas".

Operar vendido no mercado financeiro significa que um investidor tomou uma ação emprestada para vendê-la, acreditando que, no futuro, seus preços serão mais baixos, para então recomprá-las. É uma forma de apostar no fracasso de uma empresa ou ativo.

No Twitter, Musk confirmou a veracidade das imagens divulgadas, mas afirmou não ter sido responsável pela divulgação. Ele não confirmou a data em que as mensagens foram trocadas e também demonstrou não estar muito preocupado com o vazamento: "Ouvi de diversas fontes que Bill Gates tinha meio bilhão contra a Tesla, por isso perguntei a ele, então não é algo exatamente confidencial".

Os dois bilionários já tiveram várias rusgas no passado discutindo e descordando um do outro sobre os mais variados temas. A pandemia da covid-19 foi um dos mais recentes, mas a troca de farpas inclui até afirmações como quando Gates disse que Elon Musk "não seria o próximo Steve Jobs".