Casual

Dua Lipa contraria artistas e lança novo álbum durante quarentena

Mesmo em quarentena no Reino Unido, cantora pop fez questão de manter para abril seu segundo álbum de estúdio

Dua Lipa: novo álbum, mesmo durante quarentena (Mario Anzuoni/Reuters)

Dua Lipa: novo álbum, mesmo durante quarentena (Mario Anzuoni/Reuters)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 2 de abril de 2020 às 12h20.

Última atualização em 2 de abril de 2020 às 15h10.

Um pouco de música pode ser essencial em tempos de quarentena e coronavírus. Na semana passada, a banda Pearl Jam lançou seu 11º álbum de estúdio, enquanto a lenda Bob Dylan lançou sua primeira canção inédita em oito anos.

Agora, foi a vez da cantora britânica de pop Dua Lipa lançar seu segundo álbum de estúdio, "Future Nostalgia", mesmo estando em isolamento durante a quarentena no Reino Unido. Ela está confinada em um apartamento do Airbnb com seu namorado desde que seu apartamento em Londres foi danificado por uma enchente.

A decisão de lançar um disco pop em meio ao caos da pandemia do novo coronavírus contraria decisão de outros grandes nomes do cenário musical, como Lady Gaga, Sam Smith e a banda Haim. Estes estavam com álbuns previstos para os próximos meses, mas decidiram adiar qualquer plano de lançamento por conta da pandemia. Dua Lipa decidiu seguir em frente. O álbum já estava previsto para abril.

Capa de Future Nostalgia, novo álbum de Dua Lipa

Capa de Future Nostalgia, novo álbum de Dua Lipa (Warner)

Apesar do lançamento, sua agenda de shows, claro, foi cancelada. Dua Lipa tinha compromissos durante todo o ano, com turnê mundial, aparição no Saturday Night Live e no Festival de Glastonbury - este já cancelado pela organização.

Em "Future Nostalgia", ela canta sobre relacionamentos e sentimentos como angústia e solidão, em temas bem propícios para o momento. A contradição dos termos "futuro" e "nostalgia" não é um erro, claro. O disco mistura pop, disco, electropop, house, funk, new wave e techno e busca inspiração nos anos 1970, 1980 e 1990, ao mesmo tempo que fala do futuro e do ano 2050. Segundo ela, artistas como Madonna, Gwen Stefani, Blondie e Outkast foram essenciais como fontes de inspiração.

Para manter contato com seus fãs, a cantora tem postado vídeos e lives em seu Instagram.

O álbum não veio sem problemas. Chegou dias antes do esperado, porque "vazou" na Internet, situação que deixou a artista nervosa. Ela vinha divulgando a data do lançamento em seu Instagram com cuidado.

À BBC britânica, Dua Lipa falou sobre um novo álbum em tempos de quarentena: "Ele foi feito para ser ouvido em festas, em festivais. Mas, ao mesmo tempo, eu queria dar um pouco de felicidade às pessoas durante esse período, para que elas não pensem muito no que está acontecendo e possam somente dançar".

https://www.instagram.com/p/B-ZMX3vhmwH/

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusIndústria da músicaMúsicaMúsica pop

Mais de Casual

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Mais na Exame