FRANÇA x DINAMARCA:

Acompanhe lance a lance a partida da Copa do MundoVeja agora.

Conheça o iate com piscina infinita e cinema 3D leiloado de bilionário russo

Embarcação de Dmitry Pumpyansky atraiu 63 ofertas no primeiro leilão de bem apreendido desde o início da guerra na Ucrânia
Iate Axioma durante visita à ilha caribenha de St Maarten (Getty Images/Getty Images)
Iate Axioma durante visita à ilha caribenha de St Maarten (Getty Images/Getty Images)
Por Bloomberg, Da redação, com agências

Publicado em 24/08/2022 às 10:31.

Última atualização em 24/08/2022 às 10:33.

O iate Axioma — que pertencia ao sancionado Dmitry Pumpyansky —, foi colocado à venda após o JPMorgan cobrar empréstimo de 20,5 milhões de euros (104 milhões de reais) atrelado à embarcação. O palácio flutuante foi apreendido em março pelas autoridades do território britânico na entrada do Mar Mediterrâneo.

VEJA TAMBÉM

Spa e quartos privativos: o que as salas VIP têm feito para conquistar viajantes?

Por que russos estão lotando estacionamento com carros de luxo na Finlândia?

Salão principal tem pé direito duplo e decoração com madeira (Charter Index/Reprodução)

Com cinco decks e 72 metros de comprimento, o iate tem piscina infinita, elevador cinema 3D, academia, spa com jacuzzi, jets Sea-Doo, equipamentos para mergulho e até um escorregador inflável na lateral. Também há seis cabines, suficientes para 12 passageiros, enquanto a tripulação é de até 20 profissionais.

É o primeiro superiate a ser leiloado publicamente desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia pressionou as autoridades a confiscar navios de luxo em portos ao redor do mundo. O valor das propostas e os detalhes do licitante são confidenciais, disse o órgão responsável na terça-feira, 23.

Elevador dá acesso aos diferentes pavimentos do Axioma (Charter Index/Reprodução)

Assim que a transação for concluída, as informações sobre a venda serão divulgadas em aproximadamente duas semanas. Como referência, antes de ser vendida ao bilionário russo, o iate era oferecido para serviço de charter a 549 mil euros por semana (equivalente a 2,78 milhões de reais), fora as despesas adicionais.

O JPMorgan forneceu o empréstimo em dezembro de 2021, de acordo com documentos judiciais, com Dmitry Pumpyansky nomeado como fiador. No entanto, apenas alguns dias após a invasão, o bilionário transferiu suas ações de uma holding para outro indivíduo.

Academia tem vista panorâmica com parede de vidro (Charter Index/Reprodução)

Pumpyansky foi sancionado pela União Europeia em 10 de março e pelo Reino Unido cinco dias depois. Como outros magnatas atingidos por sanções, ele procurou reestruturar seus principais ativos. Ele abriu mão da sua participação na TMK PJSC, maior fabricante de tubos de aço da Rússia, e deixou seu conselho de administração.

O Reino Unido estima o patrimônio de Dmitry Pumpyansky em £ 1,8 bilhão (US$ 2,1 bilhões). O JPMorgan não quis comentar.

Embarcação tem seis suítes e capacidade para 12 passageiros (Charter Index/Reprodução)

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.