Como não se arrepender da compra do sofá da sala e da decoração ao redor

Se você planeja agradar toda a família opte pelo estilo clean. Se o objetivo for outro anote nossos conselhos
 (Viva Decora/Divulgação)
(Viva Decora/Divulgação)
V
Viva DecoraPublicado em 01/11/2020 às 06:03.

Sala de estar é um ambiente comunitário, usado por toda a família. Sua decoração deve ser democrática, agradando a todos os membros da casa. Qual a alternativa mais acertada? Apostar numa decoração mais neutra, estilo clean. E o mais legal é que um cenário assim, de tempos em tempos, pode ser personalizado com artigos menores com cores, estampas e texturas. Almofadas coloridas sobre um sofá de canto, por exemplo, ajuda a otimizar o espaço.

Quais empresas serão as próximas supervalorizações da Bolsa? Descubra agora! Teste grátis por 10 dias

Ambiente criado por Degradê Decoração (Viva Decora/Divulgação)

O que caracteriza uma decoração clean?
Você certamente já deve ter ouvido falar sobre o termo. Clean se aplica tanto ao vestuário quanto à decoração. Dentro de casa, é possível utilizar o estilo clean como padrão para a ambientação de muitos espaços, do hall ao quarto. Mas não há local do imóvel onde a utilização de tal modelo estético melhor se justifica quanto nas áreas sociais.

Contentar uma pessoa com um projeto de design já é difícil. Agora, imagine um grupo de pessoas que moram juntas e ainda apresentam gostos e necessidades diferentes. E ainda há os visitantes. E todo mundo tem de se sentir confortável e em paz dentro do espaço. Pode apostar: uma sensação de paz, segurança e tranquilidade pode ser obtida através de uma casa decorada no estilo clean.

Ambiente criado por Deu Decor (Viva Decora/Divulgação)

Este modelo estético tende a agradar a todos, pois não impacta muito. Ele é neutro, baseado em cores como bege, branco e cinza. Seus móveis são em linhas retas. As obras de arte seguem um conceito minimalista. Plantas dão um toque de vida à cantos especiais. E a luz ajuda a enfatizar áreas estratégicas da proposta.

No fim, não chega nem a ser clássico e nem moderno demais. Fica num meio termo, se adequando a qualquer gosto. Numa decoração neutra, pode-se ter elementos de várias épocas reunidos. E também é permitido ter superfícies com mais textura em um ponto e outro do ambiente. Mas o esquema é o seguinte: texturas marcantes de materiais naturais, em tonalidades brutas, mas neutras; ou texturas marcantes de elementos sintéticos, mas em cores claras. Isto torna a combinação mais equilibrada.

Ambiente criado por Korman Arquitetos (Viva Decora/Divulgação)

Como personalizar uma decoração neutra?
Claro que, obviamente, ambientes em estilo neutro não precisam apresentar uma imagem monótona. Clean não é sinônimo de desinteressante. Pelo contrário, pode-se criar uma decoração mais clarinha, com um visual mais sereno – o que combina com propostas de quartos. Mas também uma decoração clean com toques sutis de cores mais vivas. O segredo é não exagerar nos detalhes ousados, mas remeter ao moderno.

Se o estilo clean for empregado à sala de estar, é preciso que o decorador busque formas de animar o cenário para tornar este ambiente social mais estimulante a todos. Vale prestar atenção nos detalhes. Pode-se incluir obras de artes em formas desafiadoras e móveis coringas em um design inovador. Todo quarto deve mostrar figuras alegres. E as linhas das estampas precisam dar uma ideia de movimento e confiança.

Muita gente não imagina, mas simples elementos podem mudar completamente a percepção que temos de uma decoração clean. Por exemplo, espelhos ou elementos espelhados são capazes de deixar o cenário mais sofisticado. Artigos em pele ou em tricô deixam o ambiente mais confortável. Folhagens e fontes dão uma sensação de frescor. E móbiles, sinos de vento e até mesmo ventiladores dão um ar mais dinâmico e animado.

Ambiente criado por Start Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Como valorizar um sofá de canto na sala de estar?
Na decoração de uma sala, o móvel protagonista deve ser o sofá. E é mais que importante que esta peça tenha a maior dimensão possível, para abrigar o máximo de pessoas. Só que, para isto, é preciso escolher o modelo de sofá certo, adequado às dimensões locais e sem comprometer a área de circulação necessária ao redor. E uma excelente alternativa é o sofá de canto.

Sofás de canto – ou sofás em L, como são popularmente chamados – são, obviamente, uma opção para otimizar cantos vazios e sem utilidades de salas de estar. Os modelos que melhor combinam com decorações em estilo clean são aqueles em cores neutras e claras. Mas para que eles sejam mais bem percebidos, deve-se projetar um modo de valorizá-los – o que pode ser alcançado com complementos simples.

Acessórios em tons contrastantes posicionados estrategicamente sobre os assentos devem mudar a impressão de toda a decoração. Entram na lista almofadas e mantas. E estas peças pequenas podem vir a combinar com outros elementos têxteis no cômodo, como cortinas e carpetes. Agora que você tem um monte de dicas, use sua criatividade e crie um ambiente clean incrível para sua sala!

Essas dicas de decoração com sofá de canto de sala foram criadas pela equipe Viva Decora.