Acompanhe:

Clubes brasileiros importam mais na janela de transferências

Janela de transferências do mercado europeu acabou com 26 jogadores deixando o país e 28 repatriados

Modo escuro

Continua após a publicidade
Apesar do interesse dos europeus, Neymar permanece no Santos (Vanderlei Almeida/AFP)

Apesar do interesse dos europeus, Neymar permanece no Santos (Vanderlei Almeida/AFP)

D
Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às, 17h02.

Rio de Janeiro - Os clubes brasileiros, que geralmente sofrem muitas baixas a cada mercado europeu de contratações, comemoraram nesta quarta-feira as poucas perdas que tiveram neste ano após o fechamento da janela no Velho Continente na terça-feira.

A maioria das equipes de futebol do país manteve este ano seus principais jogadores, apesar das ofertas feitas por alguns clubes europeus por atletas como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Lucas e Leandro Damião, destaques da seleção.

Um dos clubes que mantiveram sua base foi o Corinthians, atual campeão brasileiro, que manteve praticamente intacto seu elenco, além de ter contratado o goleiro Cássio, vindo do PSV da Holanda.

Um total de 26 jogadores se mudou para o exterior, sendo que a maioria não estava nos planos dos treinadores dos clubes, enquanto 28 foram repatriados.

Isso foi facilitado pela estabilidade da economia nacional, o que fortaleceu os times, e pela crise financeira europeia, que inibiu as ofertas que anteriormente eram consideradas irrecusáveis.

A principal baixa foi sofrida pelo Santos, que perdeu o lateral-direito Danilo para o Porto. O clube paulista, no entanto, conseguiu manter Neymar e Paulo Henrique Ganso, suas maiores revelações nos últimos anos.

Após garantir a permanência de Neymar com um contrato inédito para o futebol brasileiro, ignorando ofertas milionárias de Real Madrid e Barcelona, o Peixe conseguiu também continuar com Ganso na equipe pelo primeiro semestre.

O meia preferiu permanecer no Santos para disputar a Taça Libertadores diante da promessa de aumento salarial, ao invés de seguir o mesmo caminho que Danilo, já que também recebeu uma proposta do Porto.

'O jogador não tinha interesse em sair, e o clube também não queria vendê-lo. Agora que a janela de transferências se fechou, finalmente acabaram os rumores', disse o presidente do clube paulista, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.


O São Paulo emprestou o atacante Henrique, destaque do último Mundial Sub-20, ao Granada e vendeu jogadores sem muito destaque no elenco, como o zagueiro Xandão e o meia Marlos. Para compensar, trouxe o também Jádson da Ucrânia, gastando cerca de U$S 5,5 milhões.

O Fluminense vendeu o lateral direito Mariano para o Bordeaux e emprestou o meia Marquinho para a Roma e o atacante Alejandro Martinuccio para o Villarreal.

Por outro lado, o Flu trouxe da Turquia o meia Wagner para ajudar a somar o seu já estrelado elenco, que conta com nomes como Deco, Fred e Thiago Neves, que no último mês trocou o rival Flamengo pelo Tricolor.

Depois de uma longa negociação, o Fla colocou a mão no bolso e contratou o atacante Vágner Love, que estava no CSKA Moscou.

Os times gaúchos investiram bastante. O Internacional contratou o meia argentino Jesús Dátolo, junto ao Espanyol, além de ter mantido o também argentino D'Alessandro, enquanto o Grêmio trouxe o boliviano Marcelo Moreno, ex-jogador do Shakhtar Donetsk, e que teve boa passagem pelo Cruzeiro.

O Palmeiras se reforçou com o zagueiro paraguaio Adalberto Román, do River Plate, e com o atacante argentino Hernán Barcos, da LDU, e o Vasco da Gama contratou o atacante equatoriano Carlos Tenorio, da mesma equipe.

Outros destaques foram as transferências de jogadores que já atuavam na Europa, para o mesmo continente, como é o caso do volante Thiago Motta e do ex-vascaíno Philippe Coutinho, que deixaram a Inter de Milão e foram para o Paris Saint-Germain e o Espanyol, respectivamente. 

Últimas Notícias

Ver mais
Arte, gastronomia e tênis: Miami se transforma para receber os melhores tenistas da temporada
Casual

Arte, gastronomia e tênis: Miami se transforma para receber os melhores tenistas da temporada

Há 15 horas

Boa campanha do Novorizontino faz parceiros crescerem nas redes sociais
Esporte

Boa campanha do Novorizontino faz parceiros crescerem nas redes sociais

Há 15 horas

Tudor anuncia parceria com o Inter Miami e colore o Black Bay Chrono de rosa
Casual

Tudor anuncia parceria com o Inter Miami e colore o Black Bay Chrono de rosa

Há 18 horas

Palmeiras x Novorizontino: onde assistir, horário e escalações do jogo do Campeonato Paulista
Esporte

Palmeiras x Novorizontino: onde assistir, horário e escalações do jogo do Campeonato Paulista

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais