Acarajé e caruru são vetados por devotos de Santa Bárbara na Bahia

A tradicional distribuição dos alimentos no Pelourinho não vai acontecer esse ano para não causar aglomerações; só haverá missas fechadas

A tradicional distribuição de acarajés e cururu -- cozido de quiabos ou cururus (planta) que costuma acompanhar o bolinho --- pelos devotos de Santa Bárbara, na Bahia, não acontecerá esse ano.

No estado, o calendário de festas religiosas celebradas há décadas começa nesta sexta-feira 4, mas devido à pandemia, as imensas posições darão lugar a missas em locais fechados e com público reduzido.

Tradicionalmente, são as baianas mais velhas quem distribuem os acarajés e o cururu em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, centro histórico e patrimônio da humanidade pela Unesco.

Segundo a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, muitas das mulheres que distribuem o alimento são do grupo de risco da covid-19, um dos motivos do cancelamento da distribuição. 

Além disso, a procissão que reúne católicos, candomblecistas e umbandistas para formar um imenso tapete vermelho de fiéis em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros, foi suspensa.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.