A Panerai investe na linha de mergulho e no tamanho preferido dos fãs

A coleção Submersible ganha quatro novos modelos, um deles de material reciclado, e novamente com a caixa de 44 milímetros
 (Panerai/Divulgação)
(Panerai/Divulgação)
I
Ivan PadillaPublicado em 30/03/2022 às 06:30.

Personalidade é ter a segurança de assumir a própria identidade. A Panerai tem como marca os relógios robustos. Mesmo com a tendência nos últimos anos de caixas cada vez menores, a manufatura de origem italiana mantém sua herança, como mostram os lançamentos no salão Watches & Wonders, em Genebra, que começou hoje e vai até o dia 5 abril.

A grande aposta da Panerai é um outro queridinho do mercado, o modelo de mergulho. O Submersible, lançado em 1998, vem agora com uma linha chamada QuarantaQuattro, em 44 milímetros, como diz o nome em italiano. Os primeiros modelos da linha vinham nesse tamanho. Nos últimos anos, as opções eram em 42 e 47 milímetros.

São quatro versões do novo relógio: o Submersible QuarantaQuattro (com três cores), o Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa (em homenagem à equipe de vela), o Submersible QuarantaQuattro Carbotech™ Blu Abisso e o Submersible QuarantaQuattro eSteel™ (em três cores).

A pedido dos paneristi

“Estamos atendendo nossos consumidores. O tamanho preferido dos paneristi é 44 milímetros”, disse Alessandro Ficarelli, diretor de produto da Panerai, em entrevista à Casual EXAME. Paneristi é como são chamados os fãs da marca.

O executivo, porém, discorda que a Panerai segue um caminho próprio, sme olhar para o mercado. “Se você observar temos reduzido o tamanho dos nossos relógios. O core do Submersible era 47 milímetros e agora estamos voltando para 44. Claro, é pequeno para a Panerai, não para o resto do mercado”, diz.

Para Ficarelli, a redução do tamanho pode ser mensurada não apenas pelo diâmetro da caixa, mas pela diminuição da espessura e do peso. “Estamos fazendo relógios mais confortáveis. Na linha Luminor temos caixas de 40 e 42 milímetros. O Luminor Due de 38 milímetros é um grande sucesso.”

Vamos aos lançamentos da família QuarantaQuattro.

Submersible QuarantaQuattro

Com a estreia do Panerai Submersible QuarantaQuattro, a caixa de 44 milímetros se torna uma pedra angular da coleção de relógios de mergulho submersíveis, intermediária entre 47 e 42 milímetros. A aposta da manufatura é que este se torne o best seller da família.

Todas as características essenciais que características da família Submersible estão no QuarantaQuattro: resistência a 300 metros de profundidade, com o dispositivo patenteado de proteção da coroa ligado à história da Panerai. A luneta giratória unidirecional para medir a submersão é uma ferramenta para quem procura no modelo um instrumento para aventuras submarinas, e não apenas um design bonito.

O calibre P.900 apresenta um submostrador de segundos às 9 horas e fornece uma reserva de marcha de 3 dias. A Super-LumiNova™ branca que realça seus ponteiros, pontos e índices. Vem com duas pulseiras, uma de borracha feita de 30% de materiais reciclados e uma segunda é composta por 68% de tecido reciclado, além de uma ferramenta para permitir a troca.

São três opções de mostrador, azul, preto e branco, com diferentes combinações também de cores de pulseira.

Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa

Panerai Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa

Panerai Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa: homenagem à equipe de vela (Panerai/Divulgação)

A Panerai entende o poder e as possibilidades da colaboração. Na equipe Luna Rossa Prada Pirelli, vencedora da Prada Cup na última America’s Cup, a manufatura encontrou um parceiro ideal, uma outra marca de origem italiana que exemplifica a excelência em seu campo.

Desde 2017, a Panerai cria relógios inspirados nos materiais e tecnologia usados ​​na America's Cup e na beleza do mundo do iatismo. Com o Submersible QuarantaQuattro Luna Rossa, a colaboração inicia um novo capítulo. A paleta de cores neutras de inspiração marinha de azul, branco e vermelho se adapta ao vestuário casual.

Com o mesmo calibre Panerai P.900 automático com reserva de marcha de três dias. O Super-LumiNova™ branco embutido em apliques metálicos gera o brilho dos pontos, marcadores e ponteiros. O mostrador apresenta o nome da equipe para deixar bem clara a conexão com o Luna Rossa. Vem com duas pulseiras, uma azul escuro com o logotipo da equipe e outra em borracha.

A oferta de edição limitada de 1.500 peças estará disponível nas butiques Panerai e online em panerai.com.

Submersible QuarantaQuattro Carbotech™ Blu Abisso

A caixa é fabricada no material mais leve empregado pela marca. A Panerai foi pioneira no uso de carbotech, que tem aplicações no mundo da aeronáutica, automobilismo e biomedicina. Trata-se de um composto à base de fibra de carbono, mais leve que o titânio e alta resistência à corrosão e arranhões.

A coroa DLC de titânio vem no mesmo tom preto da caixa. De acordo com o legado de exploração submarina da coleção Submersible, o mostrador e as alças são da cor do azul profundo do fundo do mar. Mesmo movimento, também profundidade a 300 metros.

Submersible QuarantaQuattro eSteel™

Submersible QuarantaQuattro eSteel

Submersible QuarantaQuattro eSteel: material reciclado (Panerai/Divulgação)

A Panerai está empenhada em desenvolver estratégias para um futuro sustentável, incluindo a redução de resíduos e promoção de reutilização de materiais. Das 137 gramas do relógio, 52% é feito de materiais reciclados.

O eSteel™ tem as mesmas propriedades do aço convencional, assim como estrutura física e resistência à corrosão. Uma gravura no dispositivo de proteção da coroa e a inscrição no mostrador indicam a presença de eSteel™.

O modelo vem em três cores, no mostrador e na moldura: azul profundo, cinza e verde. O mostrador tem um acabamento polido. Duas pulseiras vêm com cada relógio. Uma é composta de tecido feito de PET reciclado, enquanto a outra é feita de borracha reciclada. Acompanha também a ferramenta que permite mudar as pulseiras. Mesmo movimento, mesma resistência a 300 metros.

Os modelos estarão disponíveis exclusivamente nas butiques Panerai e online em panerai.com.

Luminor Goldtech™ Calendário Perpétuo

O calendário perpétuo está entre as mais desafiadoras complicações. Trata-se de um movimento capaz de ajustar automaticamente o dia e a data de cada mês nos anos bissextos. É o caso do novo Luminor Goldtech™ Calendário Perpétuo, relógio de  edição limitada disponível em apenas 33 peças, cujos compradores serão convidados para  uma viagem a Florença para conhecer a herança da Panerai.

O movimento é o automático P.4100. A função GMT opera ao lado dos ponteiros das horas e minutos, com o submostrador às 9 horas apresentando o indicador dia-noite e ponteiros de pequenos segundos. O mostrador do relógio é de cristal de safira fumê, com ótima visibilidade do dia e data.

A resistência é de até 50 metros de profundidade. A caixa é de ouro com platina de 44 milímetros. A pulseira de couro patinada preta possui um acabamento fosco. Uma chave de fenda para remover a fivela acompanha o relógio, junto com uma segunda pulseira de borracha preta.

Além da visita à Florença, compradores do Luminor Goldtech™ Calendario Perpetuo terão ainda acesso a um NFT exclusivo criado por um artista para a ocasião. Preço: 479.500 reais