Casual

4 vinhos brancos para descobrir o autêntico estilo do Alentejo em Portugal

O Brasil é o principal destino dos vinhos portugueses, e a área no sudeste do país é a maior produtora. Indicamos quatro rótulos brancos da região

O Brasil: principal destino dos vinhos portugueses. (Vinícolas/Divulgação)

O Brasil: principal destino dos vinhos portugueses. (Vinícolas/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 6 de abril de 2025 às 11h07.

Tudo sobreVinhos
Saiba mais

1- Fita Preta António Maçanita Palpite Branco

O vinho é elaborado com as castas tradicionais alentejanas — Arinto, Alicante Branco e vinhas velhas de mistura —, com intervenção mínima, sem adição de sulfuroso até o final da fermentação, que ocorre espontaneamente em barricas, seguida de um longo estágio sobre borras. Apresenta cor amarelo-citrino palha e aroma intenso e complexo, combinando notas de toranja, casca de laranja e um toque de nata fresca. Na boca, tem ataque texturizado, frescor presente e retrogosto rico e intenso. Final persistente.
Importadora: Grand Cru. 529,90 reais

2- Herdade dos Grous Reserva Branco

Os vinhos da Herdade dos Grous têm personalidade marcante, evidenciando as características do seu terroir. Este rótulo é composto por Antão Vaz, Viognier, Arinto e Alvarinho, com fermentação e estágio de seis meses em barricas de carvalho francês. Destaca-se pela qualidade da fruta branca e de caroço madura no ponto certo, além do equilíbrio e precisão do conjunto. A acidez refrescante e a textura cremosa resultam em um final cheio e persistente, com toques cítricos, de pêssego e pera, que convidam a uma segunda taça.
Importadora: Épice. 282,43 reais

3- Howard’s Folly Sonhador Branco

Elaborado em Portalegre, no nordeste do Alentejo, nas encostas graníticas da Serra de São Mamede. A combinação entre temperaturas amenas, altitude e solos graníticos resulta em vinhos de grande finesse, estrutura, aromas intensos e frescor. O blend leva as castas Arinto, Gouveio e Cerceal. Ricamente estruturado, apresenta textura cremosa, boa profundidade de fruta e acidez fresca, que confere equilíbrio e um final longo. O vinho passa por envelhecimento parcial em barricas novas de carvalho francês e americano por cinco meses.
Importadora: Wine Concept. 203,88 reais

4- Adega Mayor Branco Reserva do Comendador

Elaborado com as castas Antão Vaz, Verdelho e Viognier, este vinho fermenta em barricas novas de carvalho francês, onde estagia por seis meses sobre borras. O resultado é um vinho fresco, aliado a uma boa untuosidade e estrutura. No paladar, mostra-se equilibrado, com frescor, mineralidade e longa persistência. O aroma intenso combina notas de fruta madura com leves nuances abaunilhadas da barrica.
Importadora: Delta Q. 249 reais

Acompanhe tudo sobre:Vinhos

Mais de Casual

Quanto custa comer no restaurante brasileiro eleito um dos 50 melhores do mundo

Destaque na Bienal do Rio, Pedro Bandeira terá obra adaptada ao cinema

"Senti que a F1 e o cinema se encontraram", diz Lewis Hamilton sobre filme em que é produtor

Luxo à venda: Stellantis avalia desfazer-se da Maserati em meio à reestruturação de marcas